Sindicato exige que empresa dos transportes urbanos de Viseu cumpra com salários

Um plenário dos trabalhadores da empresa Berrelhas culminou hoje com a aprovação de resoluções a entregar a entidades responsáveis e com possível realização de greve, caso os ordenados voltem a atrasar, disse um dirigente sindical.

“Os trabalhadores hoje, dia 17, ainda não tinham recebido os salários de janeiro e levaram a cabo um plenário em que foram aprovadas três resoluções para se entregar uma na Câmara Municipal [de Viseu], uma outra na empresa e também na ACT [Autoridade para as Condições de Trabalho]”, afirmou Hélder Borges.

Este dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) na região Centro adiantou à agência Lusa que a carta será entregue a estas três entidades, porque todas elas têm responsabilidades.

“A empresa já não tem cumprido com as questões de higiene e desinfeção das viaturas, já tivemos aqui alguns casos em que a empresa não teve prevenção na desinfeção de viaturas ou até na atribuição de viaturas” e a Câmara de Viseu “também é responsável por isto”, apontou.

Depois, continuou, “a ACT também, porque está a par de tudo isto”, acrescentou, referindo que “já algum tempo houve uma posição da empresa, em que houve acidentes graves com trabalhadores, e a ACT passa um bocado ao lado” do que vai acontecendo.

“Também é obrigação da ACT de intervir nessas situações, porque há obrigações dos trabalhadores e há obrigações da entidade patronal, portanto, quer a ACT, quer a Câmara e a própria Segurança Social, por causa da questão do ‘lay off’, têm de fiscalizar esta empresa e têm de obrigar esta empresa a cumprir, que foi para isso que ganharam o concurso”, sustentou.

O sindicalista disse que “a empresa justifica o atraso nos pagamentos aos trabalhadores pelo incumprimento do pagamento das Câmaras municipais”, mas, em seu entender, “os trabalhadores não são cobradores de impostos nem de faturação, são funcionários da empresa e é com a Berrelhas que têm vínculo laboral e não com a Câmara municipal”.

Hélder Borges adiantou que “a empresa tentou usar os trabalhadores para junto da Câmara [de Viseu] pressionarem ao pagamento, se é que há dívidas”, alertou, assegurando que “não há comprovativo e a Câmara diz que tem tudo em dia e a empresa diz que há pagamentos em atraso”.

“Certo é que, antes de começar o plenário de hoje fomos contactados pela empresa a dizer que já tinha existido uma transferência e que, a partir de hoje, iria ser feita uma transferência para os trabalhadores. Certo é que até ao momento (15:00) ainda não temos essa confirmação e os trabalhadores estão a aguardar o pagamento”, assinalou.

O sindicalista adiantou que no plenário de hoje “ficou ainda marcado um possível plenário ou pré-aviso de greve ou outras medidas, se esta situação se repetir, nomeadamente no próximo mês”.

Segundo este responsável, a Berrelhas presta serviços de transporte urbano em Viseu, Penalva do Castelo, Mangualde e Carregal do Sal que é onde esta empresa opera, “mas a principal, onde atua com mais frequência e com mais meios é em Viseu”.

“Esta empresa já há um tempo andou a pagar a cinco, oito, mas pronto, havia uma tolerância dos trabalhadores que compreendiam esta situação que estamos a viver. Agora é claro que não podemos aceitar que um trabalhador esteja até ao dia 17 sem receber”, avisou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

livros
andebol
festa do livro e da leitura logo cópia
FIMPV24-Cartaz-A3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia