Simplesmente Maravilhosa!

1456
Nos dias 27 e 28 de Abril, fim e semana de Pascoela, realizou-se em Afonsim a festa de Nossa Senhora do Bom Caminho.
Os festejos iniciaram na tarde de sábado, com música, um torneio de malha e um torneio de sueca. Os vencedores arrecadaram bons e valiosos prémios.
Às 21h00, subiu ao palco o conjunto musical “AS BAND”, que fez dançar jovens e menos jovens noite dentro.
No domingo dia 28 de abril, durante a manhã, grande arruada com a Banda Filarmónica Lobelhense, ( Lobelhe do Mato Mangualde).
Pelas 16h00, ponto alto da festa, todos os caminhos foram dar à capelinha de Nossa Senhora do Bom Caminho… E foi com um magnífico tapete de flores naturais que Afonsim recebeu centenas de pessoas que assistiram à cerimónia religiosa celebrada pelo sr. Padre Eurico de Sousa, acompanhado nos cânticos litúrgicos pela Banda Filarmónica. Após a Eucaristia, seguiu-se a procissão pelas ruas, com os guiões de todas as aldeias da freguesia de Mioma, e os cinco andores lindamente enfeitados, levados aos ombros pelos mordomos.
No final da procissão, o sr. padre Eurico ordenou o cortejo processional frente à Capela de Nossa Senhora do Bom Caminho, o que proporcionou mais um grande momento solene, de partilha e oração.
Foi ainda ocasião para o sr. padre Eurico deixar uma mensagem aos jovens,  para que disponibilizem um pouco do seu tempo e participem nas atividades da igreja, “porque acrescentou, querer é poder”.  Agradeceu também ao jovem Fábio Pessoa,  a ajuda preciosa e a boa vontade com que tem levado a cabo inúmeros ofícios religiosos em Afonsim, e não só.
Encerrou os festejos o grupo musical “MC MUSIC”.
Foram mordomos: Silvério Pessoa, Fábio Pessoa e António Pessoa.
Ficaram nomeados: Arnaldo Ferreira, Abel Oliveira e Jorge Rodrigues:
Estão de parabéns; os mordomos, o sr. Padre Eurico e todas as pessoas que participaram na realização da lindìssima festa de Nossa Senhora do Bom Caminho.
Laurinda Ribeiro