Sessões de esclarecimento ajudam a prevenir a doença renal crónica

1423

A DaVita Portugal vai realizar sessões de esclarecimento sobre a doença renal crónica para crianças e idosos, no âmbito do Dia Mundial do Rim, que se assinala a 12 de março. O objetivo é consciencializar para a importância de cuidar da saúde dos rins, com o intuito de prevenir a patologia.

“Pretendemos alertar, tanto a população mais jovem, como a mais idosa, para a existência das doenças renais, focando-nos na prevenção destas patologias e nas suas complicações. Os nossos profissionais de saúde vão falar de hábitos de vida saudáveis, fazendo uma relação entre a doença renal e os estilos de vida adotados”, afirma Paulo Dinis, diretor-geral da DaVita Portugal.

Nos dias 11 e 12 de março, os profissionais da Clínica DaVita Gondomar vão realizar sessões de esclarecimento na Escola Básica de Santa Bárbara, a cerca de 130 alunos do 7.º ano. A Clínica DaVita Óbidos programou as suas atividades no Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha, instituição que abrange uma população sénior e infantil. As atividades vão decorrer no dia 13 de março, pelas 10 horas, com uma breve apresentação e uma dinâmica sobre a prevenção da doença renal para as crianças; e ainda uma breve conversa, às 14h30, com os idosos.

A doença renal crónica caracteriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença. Para prevenir a doença renal crónica é necessário adotar estilos de vida saudáveis.