SESSÃO SEMENTEIRA

1057
Dia 11 de Setembro (sábado) na Rua das Ameias/ Praça D. Duarte a partir das 21H30!

21H30
Acção Simbólica: vem semear um “concelho jardim”!

Apesar do epíteto “cidade jardim”, durante décadas poucos novos jardins foram criados. Uma das poucas exceções é a encosta do Hotel Montebelo, que na prática mais não é do que um jardim para os hóspedes daquela unidade hoteleira da Visabeira.
Pelo contrário, assistimos, por exemplo, à desvalorização do jardim da Ribeira e ao corte de árvores com décadas de idade, como se de imobiliário inanimado se tratassem. Mas pouca relevância isto parece ter para uma Câmara que exibe, como exemplares de espaços verdes e jardins, fotografias de rotundas com flores.
O executivo da Câmara Municipal tem justificado que por cada árvore abatida são plantadas 12, mas não se sabe bem por onde andam, nem uma árvore jovem pode substituir uma antiga, já perfeitamente integrada num ecossistema.
Para alertar para tudo isto, promovemos uma ação simbólica: vamos criar um “jardim” num espaço onde foi abatida, e nunca substituída, uma árvore, no centro histórico (Praça D. Duarte/ Rua das Ameias).

22H00
DJ Set/ Live Performance: Phaser

Phaser surge da simbiose artística entre a imagem e o som. Original de Viseu, com 19 anos, desde muito cedo lhe surgiu um enorme interesse nas artes visuais e na música, tendo sido membro da banda “Color Ivy” durante o secundário, com espetáculos no festival Mescla, e alguns por Viseu e em Lisboa. Dinamizou também duas instalações artísticas nos Jardins Efémeros durante essa altura. Frequenta a licenciatura em Cinema na Universidade da Beira Interior. Encontra-se a produzir e a realizar um videoalbum há um ano e meio, com apoio financeiro da Viseu Cultura 20/21.