SERVIÇO DE TELEASSISTÊNCIA DE APOIO PARA MUNÍCIPES EM MANGUALDE

PROTOCOLO ENTRE O MUNICÍPIO E COMANDO TERRITORIAL DA GNR DE VISEU

O Município de Mangualde e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram na quinta-feira passada, dia 29 de julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde, um protocolo de cooperação que visa a associação destas instituições ao projeto Eguard, que tem como objetivo a introdução de um serviço de teleassistência para munícipes em situação de dependência, isolamento e sem apoio familiar. Um projeto pioneiro na estreita cooperação da Guarda Nacional Republicana e da Câmara Municipal de Mangualde.

programa, que teve o apoio da Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI), irá disponibilizar um dispositivo eletrónico de apoio gratuito aos idosos que vivem em situação de vulnerabilidadeO sistema de teleassistência será monitorizado em permanência através de um portal que se encontrará acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR de Viseu.

O Município de Mangualde assumirá o custo de dez euros mensais com cada um dos dispositivos que irá atribuir aos utilizadores do sistema “eGuard”. Os primeiros munícipes a receber este equipamento já estão identificados.

Elísio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, referiu que com as ações a realizar no âmbito da teleassistência, as entidades envolvidas vão tentar “combater os efeitos negativos das situações de isolamento e solidão, através da criação de respostas integradas e aproveitando as sinergias que cada parceiro poderá desenvolver, sobretudo nas componentes fundamentais da segurança, do socorro e da ação social”.

Maria José Coelho, Vereadora da Ação Social do Município de Mangualde, congratulou-se com a adesão ao programa, uma vez que Município tinha já, há alguns anos, a pretensão de promover um projeto que garantisse a permanência em segurança dos idosos no conforto das suas casas, garantindo no seu domicílio um apoio adequado às suas limitações, ao mesmo tempo que desfrutam da proximidade e interação com a comunidade, com o objetivo de promover uma melhoria significativa da sua qualidade de vida, de saúde, segurança e autoestima.

E-GUARD

O equipamento associado ao sistema “eGuard” trata-se de um objeto do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de 3 segundos aciona uma chamada SOS para a GNR.

Este dispositivo poderá ser utilizado caso o idoso presencie ou seja vítima de crime ou de uma situação de perigo ou, no caso, por exemplo, de doença súbita. O utente fica na posse de um equipamento, que pode usar ao pescoço, e que permite comunicar de forma bidirecional, definir um perímetro de segurança e alertar em caso de imobilidade. A sala de situação da GNR recebe os alertas e aciona os meios de socorroSe os aparelhos se mantiverem inativos por mais de 12 horas, os militares tomam a iniciativa de contactar os idosos sinalizados.

O comando territorial de Viseu afirma tratar-se de um projeto inovador que irá combater o isolamento e a capacitação da população sénior, através da criação de respostas integradas, sobretudo nas componentes fundamentais da saúde e segurança que visa apostar na proximidade ao cidadão e na cooperação e articulação institucional.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
2
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé
3
polícia psp
Homem de 74 anos morre em acidente com máquina agrícola em Viseu
4
GNR-carro
Homem detido em Viseu por suspeita de agressões à mãe

Artigos relacionados

Oliveira de Frades Rockfest
Câmara Municipal de Mangualde
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023