Serra da Estrela apresenta nova estratégia de promoção turística

15 Municípios das Beiras e Serra da Estrela unidos para promover a região

 

“Unir-se é o começo, continuar juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso”. A frase do fundador da Ford Motor Company, Henry Ford, ilustra na perfeição o que acaba de nascer para a valorização do território das Beiras e Serra da Estrela. Os municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal mostram a importância de pensar uma região em uníssono, aproveitando o seu enorme potencial.

A apresentação da estratégia de promoção turística e da marca “Serra da Estrela – Um destino em estado puro” decorreu no dia 3 de março, no Salão Nobre da Pousada de Lisboa, na capital portuguesa, numa sessão solene que contou com a presença de quase uma centena de pessoas, e as intervenções do Presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, Luís Tadeu, o Presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na sessão de abertura.

O Presidente da CIM BSE, Luís Tadeu, define a estratégia e a marca como “algo inovador, que demonstra a dinâmica e a vontade de um território em marcar a sua posição enquanto destino turístico.” Salienta a proximidade geográfica da região a Lisboa e Madrid, bem como, os atrativos naturais (Percursos Pedestres e a Serra da Estrela Geopark UNESCO), culturais (património judaico e arte urbana) e gastronómicos (queijo, azeite e vinho). Destaque, ainda, para a capacidade que os 15 municípios da região das Beiras e Serra da Estrela demonstraram em criar roteiros e circuitos turísticos intermunicipais, de duração diferenciada (1, 2 e 3 dias) e que permitem criar condições e motivos de interesse para o visitante permanecer mais tempo no território.

Já, o Presidente do Turismo Centro, Pedro Machado, refere a importância das redes de cooperação entre a CIM BSE, o Turismo Centro de Portugal, o Turismo de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro. Bem como, o aumento das dormidas (mais de 40 % entre 2014 e 2018) e das receitas diretas do turismo, quase 70 por cento no mesmo período.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, lembra que “a parte mais difícil está feita porque, de facto, os ativos existem, por isso, é uma questão de trabalhar a marca sempre nesta lógica de coesão territorial.” Por forma a “colocar a marca no radar turístico.” Além da importância de encontrar novas soluções, num contexto de crescimento do turismo e da necessidade de combater o “overtourism”. A estratégia de promoção da marca “Serra da Estrela – Um destino em estado puro” contribui fortemente para a sustentabilidade.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirma que a Região do Centro está à na dianteira no que respeita à “importância do turismo, da estruturação do produto e da criação do destino”, sendo um “exemplo para todo o País”, na medida em que as Comunidades Intermunicipais são gestoras de fundos europeus na área do turismo. “Isto coloca as Comunidades Intermunicipais da região Centro num escalão de experiência mais adiante.”

A sessão culminou com apresentação da plataforma de promoção turística – visiteserradaestrela.com – através da qual qualquer visitante pode conhecer a oferta turística da região, por meio da visualização de vídeos 360º, que permitem ao utilizador ver toda a beleza da região, bem como, por meio da visualização de roteiros de 1, 2 e 3 dias. Esta plataforma destaca-se, ainda, pela possibilidade de ser o próprio turista a planear a sua visita, com base nas suas preferências, interesses e disponibilidade.

Uma navegação aventureira, mas orientada pelas terras das Beiras e Serra da Estrela é o que, a partir de agora, se propõe aos turistas que visitem a região.

Esta ação enquadra-se na estratégia que a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serras da Estrela tem vindo a desenvolver em estreita articulação com a Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro no âmbito do Projeto “Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal”, cofinanciado pelo Portugal 2020, Centro 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O objetivo principal do Projeto passa por contribuir para o aumento da notoriedade e competitividade da Região Centro enquanto destino turístico tanto a nível nacional como internacional através da criação de condições contextuais e operativas para a melhoria da oferta turística da nossa sub-região Beiras e Serra da Estrela.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia