Sernancelhe investe um milhão de euros na valorização patrimonial no Santuário da Lapa

A Lapa é uma das mais importantes portas de entrada de turistas na região. O fervoroso movimento de peregrinos, associado a três notáveis romarias anuais e ao facto de o Santuário completar 525 anos de existência, fazem deste lugar uma referência religiosa e cultural do Concelho e do Norte de Portugal. Motivos que foram tidos em conta quando o Município de Sernancelhe decidiu intervir na Casa das Novenas, edifício frontal à Igreja e Colégio, e dotar o edifício de valências que impulsionem a atividade turística, que acolham os visitantes, auxiliem nos dias de romaria e promovam os produtos endógenos. A inauguração da Casa das Novenas será no próximo domingo, dia 17 de março, e contará com a presença do Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto.

 

Cerca de um milhão de euros foi quanto custou a intervenção no edifício da Casa das Novenas. Candidatado ao programa Provere – Estratégia de Eficiência Coletiva – FEDER – Portugal 2020 – União Europeia, obteve uma comparticipação de 85 por cento, e mudou por completo o destino de um imóvel que, apesar de se encontrar em ruína, carrega enorme simbolismo para a Lapa, um dos mais importantes Santuários Marianos de Portugal.

Depois de o Município de Sernancelhe ter celebrado um contrato de comodato com a Diocese de Lamego, foi possível idealizar para a Casa das Novenas um projeto de valorização e promoção do território, cumprindo com a premissa de ser um edifício destinado ao público em geral, com zonas destinadas a turismo e centro de artesanato, designadamente um posto de turismo, centro de artesanato e incubadora de produtos regionais, espaço de degustação, sala de marketing, um salão polivalente, destinado a exposições, auditório ou outras funções conexas, com uma copa anexa, espaços destinados a arrumos e instalações sanitárias de apoio aos diferentes espaços, um espaço de artesanato e uma incubadora de produtos regionais, um espaço de degustação, sala de marketing, sala polivalente e auditório. São estas valências que agora ficarão à disposição dos habitantes locais e de todos quantos demandem a Lapa e, a partir deste local queiram conhecer o Concelho de Sernancelhe e a Região.

A inauguração tem início marcado para as 12:00 horas do dia 17 de março, mas antes, pelas 11:00 horas, será celebrada missa na Igreja do Santuário pelo Bispo de Lamego, D. António Couto, que benzerá as instalações da Casa das Novenas, visitará os espaços no seu interior e assistirá a um vídeo promocional da Lapa e dos 525 anos do Santuário.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia