Sernancelhe abre dois cursos superiores profissionais

A Câmara de Sernancelhe assinou protocolos com instituições de ensino para dispor, a partir de setembro, de dois cursos técnicos superiores profissionais, para maiores de 23 anos, na área social e nos serviços de telecomunicações, foi hoje anunciado.

“É um momento histórico para o concelho de Sernancelhe”, disse o presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, na assinatura do protocolo entre o município, a Escola Profissional e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL)

O autarca sublinhou a “visão estratégica da ESTGL e do Politécnico de Viseu ao expandirem a sua presença no território, dando oportunidades únicas a quem pretende valorizar-se profissionalmente, criando também novos quadros para o tecido empresarial que tanto depende de profissionais qualificados”.

Assim, a partir de setembro, o concelho de Sernancelhe, no distrito de Viseu, tem disponíveis “dois CTeSP [cursos técnicos superiores profissionais]”, um na área da Intervenção Social e Comunitária e outro em Sistemas e Serviços de Telecomunicações.

“O concelho e a Escola Profissional tudo farão para que estes cursos sejam um sucesso e constituam uma alternativa sólida e de qualidade para quem quer prosseguir os estudos académicos, sem ter de se deslocar para os grandes centros e, muito importante, podendo estudar enquanto trabalha”, defendeu Carlos Santiago.

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Miguel Mota, destacou “o empenho da autarquia e o envolvimento de mais de duas dezenas de empresas do concelho e da região que acolherão os estagiários que frequentarem estes cursos”.

Miguel Mota defendeu que este envolvimento “diz bem da aceitação e interesse que os CTeSP da ESTGL estão a despertar junto do tecido económico” de Sernancelhe e da região.

 Para o presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), José Costa, este protocolo “é o reconhecimento da dinâmica económica que o concelho tem conhecido, e que vai ao encontro da visão” da instituição que dirige.

“A deslocalização de cursos pelo distrito, aproximando o ensino das populações a abrindo portas diretas e seguras para a formação dos jovens e dos profissionais de que a região tanto depende para crescer e desenvolver”, especificou.

Os dois cursos decorrem em horário pós-laboral, no edifício da Escola Profissional de Sernancelhe e, a partir de setembro, tem 20 vagas para cada um dos cursos, cujos “estágios estão todos garantidos”.

Intervenção Social e Comunitária é um curso Técnico Superior Profissional que visa formar profissionais para intervir nas mais diversas áreas do trabalho social, como lares, centros de dia, consultórios, centros de saúde e hospitais, entre outras.

Pretende “contribuir para o desenvolvimento comunitário”, ficando os seus “habilitados a agir e trabalhar com públicos diversificados nos mais variados contextos. O curso garante acesso direto à licenciatura em serviço social na ESTGL e no IPV”, refere uma nota de imprensa.

Sistemas e Serviços de Telecomunicações tem como objetivo “formar técnicos capazes de conceber, implementar, administrar e manter sistemas e serviços integrados de redes de telecomunicações de nova geração, em operadores de telecomunicações, fornecedores de serviços ‘multi-play’” bem como “nos departamentos/serviços de tecnologias de informação e comunicação (TIC) de organizações públicas e privadas”.

O curso dá acesso à licenciatura em engenharia informática e telecomunicações da ESTGL e do IPV”, refere o documento.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu