Sensibilização para a Floresta em Lafões

1573

Os Municípios de Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul promoveram, de 17 a 26 de março, diversas atividades alusivas às comemorações do Dia Mundial da Floresta.
A sessão de abertura contou com um seminário, onde se abordou a reforma florestal, recentemente, aprovada em Conselho de Ministros. O vereador Paulo Antunes na sua intervenção referiu este tema, realçando a sua importância para a resolução futura de muitos dos problemas que, atualmente, afetam a floresta.
Destas comemorações, destaca-se, também, o evento de Geocaching na União de Freguesias de Arca e Varzielas, em que um vasto número de participantes, de diversos pontos do país, percorreu e usufruiu dos encantos da Serra do Caramulo. No mesmo dia, o encontro de Escuteiros da região animou a vila de Oliveira de Frades com várias atividades sobre a temática florestal.
Ao longo de toda a semana foram, ainda, desenvolvidas atividades com diversas associações, nomeadamente a Associação de Caça e Pesca de Oliveira de Frades com a plantação simbólica de árvores na Vessada do Salgueiro, seguindo-se um convívio entre pescadores. Por sua vez, na Assol (Associação de Solidariedade Social de Lafões) foi promovida uma palestra para os seus utentes, na qual se abordaram diversos temas sobre os recursos e produtos florestais.
Nesta semana dedicada à floresta foram envolvidos grupos de crianças, jovens e idosos em atividades de plantação de árvores, sessões didáticas e jogos, cujo objetivo final foi a sensibilização para a importância da floresta na vida quotidiana.
“Pela grande participação verificada nas atividades programadas, confirma-se o sucesso desta iniciativa intermunicipal, que se pretende perpetuar para que os objectivos estabelecidos sejam, plenamente, conseguidos”, considera a autarquia de Oliveira de Frades, em nota de imprensa.