Seminário "Desafios Sociais: Família, Escola & Comunidade" com "casa" cheia

O Município de Tondela promoveu  dia 09 de novembro, o seminário “Desafios Sociais: Família, Escola & Comunidade”, que encheu o Auditório Municipal.

Durante a sessão de abertura dos trabalhos, a vereadora da Câmara Municipal de Tondela, Sofia Ferreira, sublinhou o papel da Ação Social do Município, que tem por objetivo promover respostas que colmatem lacunas sociais dos munícipes que em algum momento delas necessitem, por se encontrarem em situação de maior vulnerabilidade ou fragilidade económica.

“A coesão social que se pretende, suporta-se na participação de todos: instituições locais, escolas, famílias, comunidade, pois é deste modo que nos revemos em soluções agregadoras para as questões que se colocam diariamente, promovendo uma sociedade mais justa e mais inclusiva”, referiu.

Ao longo da sua intervenção, Sofia Ferreira apontou ainda três dos pilares em que assenta a rede social de Tondela e que deram o mote ao seminário de hoje: família, escola e comunidade.

“Numa sociedade onde imperam os avanços tecnológicos, sociais, culturais, urge criar estratégias de respostas eficazes a esses desafios. O município está atento a essas necessidades e procura, em cada momento, dar um contributo positivo na melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, nas suas diferentes áreas de intervenção”, disse ainda.

O evento contou com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, que partilhou todo um conjunto de preocupações ligadas à necessidade de cada comunidade trabalhar aspetos verdadeiramente significativos na qualidade de vida das populações, protegendo as vítimas de violência doméstica, criando condições para a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e criando condições favoráveis ao acesso de grupos minoritários a iguais oportunidade.

Destaque ainda para a intervenção do psicólogo e psicanalista Eduardo Sá que, numa vertente família/escola, alertou para a necessidade da família se manter ativa no seu papel de educar, sem se demitir de o fazer com assertividade e convicção, continuado a definir os limites de atuação da criança ou jovem. No seu entender, este é o principal contributo para um crescimento saudável e ajustado aos desafios que a sociedade coloca.

Durante a tarde, o presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Aplicada, José Ornelas, lançou a reflexão sobre o papel das parcerias na sociedade civil e a importância que estas têm para se atingir com sucesso vários objetivos, incluindo o sucesso educativo. Segundo José Ornelas, desenvolver competência para a diversidade cultural torna-nos aptos a lidar com as incapacidades de alguns grupos e, por isso, aptos a uma intervenção extensível a todos.

Tempo ainda para aludir às dependências sem substâncias, leia-se excesso de utilização da “ecrãs” – telemóvel, internet, jogos – que hoje são um grave problema sobre o qual, pais, professores e comunidade precisam de refletir.

Após os contributos deixados ao longo do dia, pelos vários oradores presentes, procedeu-se à sessão de encerramento deste seminário, com a diretora do Instituto de Segurança Social, Márcia Martins, a deixar a mensagem de que a escola e a família devem estabelecer relações de correlação que auxiliem, em conjunto, o desenvolvimento integral do aluno. Segundo Márcia Martins, pretende-se um meio escolar com uma cultura de intercâmbios para todos os intervenientes, tendo a Segurança Social um papel disponível nesta parceria.

A finalizar, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus,

destacou que a circunstância de se juntar neste seminário família, escola e comunidade, é um triângulo que coloca o aluno no centro.

“Centrar o foco na aprendizagem e na forma como a sociedade se posiciona neste quadro é relevante e neste triângulo cada um dos lados tem de assumir a sua co-responsabilidade. A exigência é igual para todos”, concluiu.

Este evento do Município  de Tondela, que teve o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, contou com a participação da Casa do Povo de Tondela e da ACERT, que ao longo do dia, proporcionaram diversos momentos culturais.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
4
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela