Semana da Inclusão pela Arte – 2019

O desenvolvimento sustentável das instituições, designadamente as culturais, assume cada vez mais uma dimensão social. Esta dimensão caracteriza-se pelo incremento do acesso e participação das comunidades, através da realização de ações de consciencialização, capacitação, investigação, organização e difusão que as envolva. Com elas pretende-se contribuir para a preservação da memória, para a coesão social e para a diminuição das diferenças sociais, de maneira universal, democrática e participativa.

Com base nestes princípios, o Museu Nacional Grão Vasco, em parcerias com várias instituições, desenvolveu no último ano, um conjunto de projetos inclusivos, de acesso à cultura. Essas iniciativas já trouxeram ao Museu cerca de 1500 visitantes, que integraram visitas orientadas, com características especiais. Pela forma como as iniciativas foram acolhidas e tendo como inspiração a comemoração do dia 3 de dezembro, “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência” promove-se, de 2 a 7 de dezembro, a Semana da Inclusão pela Arte.

Neste âmbito vão decorrer, no Museu Nacional Grão Vasco, um conjunto de iniciativas:

– Visitas Acessíveis a diferentes tipos de público, realizadas pela equipa dos Serviço Educativo do Museu, utilizando diferentes materiais e guiões em Comunicação Alternativa e Aumentativa. Estes descodificam, através de símbolos pictográficos, obras de arte e os espaços do Museu Nacional Grão Vasco.

– Recital de música, poesia e dança inclusiva, pelos alunos do Agrupamento de Escolas Grão Vasco.

– O grupo Dançando com a Diferença, orientado por Henrique Amoedo/Teatro Viriato apresenta “Todos os Nomes”.

– Os alunos da Escola Superior de Tecnologia/Curso de Turismo propõem uma visita encenada a algumas obras de Vasco Fernandes em “Quadros Vivos”.

– Apresentação de projetos inclusivos como o “Tecla 3” e atividades de desenvolvimento, como as realizadas pela Associação Hípica e Psicomotora de Viseu.

– Apresentação do Guia de Acesso do Museu Nacional Grão Vasco.

– Inauguração da exposição temporária “Expressões” que apresenta pinturas, algumas premiadas pelo CRIDEM – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual, desenvolvidas pelos utentes da APPACDM. A exposição poderá ser visitada na cafeteria do Museu, até 5 de janeiro de 2020.

– Atuação do grupo “6 cordas”, constituído por utentes da APPACDM.

– Visita “Ás Cegas” às coleções do Museu, decorre sábado, às 16.00h e encera a Semana da Inclusão. Para esta atividades é necessário ingresso, disponível na bilheteira do Teatro Viriato.

É de salientar que para além das instituições e dos cerca de 180 participantes envolvidos na produção dos conteúdos e atividades, esta Semana destina-se a um público mais vasto, destas e de outras instituições, assim como ao público em geral. Todas as atividades são gratuitas, pelo que gostaríamos muito de contar com a vossa presença.

 

 

Odete Paiva

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia