SELOS PORTUGUESES PREMIADOS EM ITÁLIA

2269

A emissão de selos dos CTT “Europa 2018”, dedicada às Pontes de Portugal Continental, Açores e Madeira, foi premiada com um dos mais importantes prémios da arte filatélica, o Prémio Asiago 2018, atribuído na cidade de Vincenza, em Itália, sob o patrocínio do presidente da República de Itália.

Para Miguel Salema Garção, diretor de Marca e Comunicação: “Os CTT orgulham-se de ser a 11ª vez que são homenageados com um dos mais antigos e prestigiados galardões para o design filatélico no mundo, muitas vezes designados como os “óscares da Filatelia” e estendem os seus parabéns ao designer André Chiote e à equipa de filatelia envolvida. Este prémio é também um motivo de orgulho nacional que partilhamos com todos os portugueses.”

Fazem parte desta emissão filatélica seis exemplares de pontes marcantes do nosso País: a Ponte Romana de Trajano, a Ponte Vasco da Gama, a Ponte dos Oito Arcos, a Ponte Despe-te-que-suas, a Ponte da Ribeira da Metade e a Ponte dos Socorridos. Com este prémio, os CTT demonstram a toda a comunidade internacional como a filatelia portuguesa é uma das mais prestigiadas e admiradas no mundo, com selos que ficam imortalizados nesta emissão celebrando estes ex-libris arquitetónicos.

Esta emissão filatélica é composta por seis selos e um bloco filatélico com dois selos, todos para envio europeu até 20 gramas. As pontes continentais têm uma tiragem de 135 mil exemplares, tal como as açorianas. As pontes madeirenses têm uma tiragem de 155 mil exemplares. O Bloco Filatélico tem as três versões, cada uma com 40 mil exemplares. A coleção de selos tem o formato 40×30,6mm, enquanto o Bloco tem o formato 125x95mm.