Seis novas Bolsas para Projetos de Investigação em Oncologia

9040

A iniciativa, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, apresentada hoje numa sessão pública, representa um investimento de 60 mil euros para o apoio a projetos de investigação científica na área da oncologia, para toda a Região Centro.  As candidaturas para as 6 bolsas já se encontram disponíveis através de formulário online.  

 

[27 de janeiro de 2022] – Decorreu hoje no Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) a cerimónia de lançamento de seis bolsas de investigação em oncologia, nomeadamente: quatro Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO; uma Bolsa Dr. Rocha Alves; e, pela primeira vez, a Bolsa Dário Cruz. Participaram desta sessão pública o Professor Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da LPCC.NRC; Professora Isabel Carreira, Coordenadora do CIMAGO; e o Professor José Manuel Casanova, Presidente da ACIMAGO*.

Consciente da importância da investigação científica no âmbito do cancro e da necessidade que os investigadores têm em termos de apoio financeiro, a LPCC.NRC mantém o seu inteiro interesse e disponibilidade para a atribuição destas bolsas de investigação científica, que a partir de 2022 passam a objetivar o financiamento de projetos de investigação na Região Centro e não de bolsas individuais (como até então acontecia).

Desde 2015 o montante total financiado pelo Núcleo Regional do Centro em Bolsas de Investigação em Oncologia, através do CIMAGO e Bolsas Dr. Rocha Alves, é de 313.960€. Já em 2022, este apoio à investigação prevê um valor por projeto de investigação de 10 mil euros (total 6 bolsas: 60.000€). O LPCC.NRC dispõe anualmente de cerca de 100 mil euros para apoio a projetos de investigação na área da oncologia, promovidos por unidades e centros de investigação da zona centro do país, o que representa, em termos médios, cerca de 10% da angariação de fundos anual do Núcleo Regional do Centro da LPCC. Esta é também “uma das formas de devolução à sociedade dos fundos que são entregues ao Núcleo”, de acordo com o Presidente da Direção da LPCC.NRC, Vítor Rodrigues.

As candidaturas para atribuição das seis bolsas de investigação encontram-se abertas até dia 31 de março de 2022. Os formulários de candidatura e os respetivos regulamentos estão disponíveis através de formulário online próprio.

A Bolsa de Investigação em Oncologia Dr. Dário Cruz é lançada pela primeira vez este ano, e abrange equipas de investigação com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área do cancro da mama, sediadas na zona centro do país.

Já as Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO, que este ano são reforçadas com mais uma bolsa, voltam a apoiar projetos de investigação em oncologia integrados no âmbito da atividade de investigação do CIMAGO – CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MEIO AMBIENTE GENÉTICA E ONCOBIOLOGIA,

Quanto à Bolsa Dr. Rocha Alves, esta é destinada a apoiar trabalhos de investigação relevantes na área da oncologia realizados em Portugal, desenvolvidos também por equipas de investigação sediadas num dos distritos da zona centro.

 

CANDIDATURAS 

Poderão candidatar-se à Bolsa Dr. Dário Cruz  equipas de investigação que integrem investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação na área do cancro da mama e que estejam sediadas num dos distritos da zona centro: Aveiro (exceto concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, S. Maria da Feira e Vale de Cambra), Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria (exceto concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche) e Viseu (exceto concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca). A candidatura deverá ocorrer até ao dia 31 de março de 2022, através do formulário online disponível em www.ligacontracancro.pt/nrc-dario-cruz/.

Para a candidatura às Bolsas NRC-LPCC/CIMAGO, podem apresentar-se a concurso as equipas de investigação que integrem investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor e que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito da atividade de investigação do CIMAGO. O envio de candidaturas deverá ocorrer até ao dia 31 de março de 2022, através do formulário online disponível em www.ligacontracancro.pt/nrc-cimago/.

À Bolsa Dr. Rocha Alves podem concorrer, também até 31 de março de 2022, todas as equipas de investigação que integrem investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação em oncologia e que estejam sediadas num dos distritos da zona centro: Aveiro (exceto concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, S. Maria da Feira e Vale de Cambra), Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria (exceto concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche) e Viseu (exceto concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca). O respetivo formulário online de candidatura encontra-se disponível em: www.ligacontracancro.pt/nrc-rocha-alves/.

* Associação de apoio ao CIMAGO

 

Para informação adicional, contactar: 

Magda Teixeira | comunicacao.nrc@ligacontracancro.pt I239 487 490 / 910 001 197