Seia: Festa do Solstício dá as boas vindas ao verão

1818

O solstício de verão de 2019 ocorre a 21 de junho (sexta-feira), momento que marca oficialmente o início da estação mais quente do ano. Para celebrar a ocasião, este ano, os habitantes de Alvoco da Serra abrem portas e decoram as ruas desta Aldeia de Montanha da serra da Estrela. São as festas do Solstício e Caminhada do Lampião.

De 21 a 23 de junho, as típicas ruas desta aldeia serrana ganha outra cor e vida, com uma decoração responsável e sustentável. Aproveitando recursos e materiais em fim de ciclo, reutilizando, reciclando e respeitando a natureza, flores, folhas, corda, tecidos, frascos, pedaços de madeira, cordel são as matérias-primas utilizadas para engalanar e decorar as ruas. Toda a arte de rua é feita por quem lá vive, numa combinação surpreendente entre duas artistas convidadas para uma residência artística na aldeia, a Margarida Girão e a Susana António, e os habitantes de Alvoco da Serra.

As casas da aldeia, por sua vez, são pontos de convívio entre todos, habitantes locais e turistas, e onde é possível provar os sabores mais genuínos da região. Nas estreitas ruelas haverá sempre quem cante, toque ou recite, a que se juntam outras tantas atividades, como oficinas, tertúlias, exposições e arte de rua.

A abertura da festa acontece pelas 21h de sexta-feira, com uma visita à aldeia, a que se segue (22h30) uma Oficina de Astronomia e Astrofotografia.

No dia seguinte, logo pela manhã (10h00), haverá uma caminhada na ribeira de Alvoco. Durante a tarde, está programado o Concerto para Olhos Vendados (15h30), uma oficina de Flores de Papel de Seda e Pompons de Lã (16h), uma Sessão de Contos Infantis (17h30) e conversas de histórias e memórias dos giros da água (19h) e de arte e comunidade (20h), seguido de um momento musical, ao pôr-do-sol, na Eira.

A Caminhada do Lampião, que acontece às 22h, é o ponto alto das Festas do Solstício. Tal como outrora, percorre os campos junto à ribeira de Alvoco, pela noite fora, em homenagem aos muitos agricultores, hoje em menor número, que em tempos regavam os campos com recurso aos “giros de água” e à luz de um lampião. Para participar na caminhada, o lampião continua a ser obrigatório, mas já não é necessário ter campo de cultivo em Alvoco.

No domingo, o dia começa com uma Sessão de Ioga (10h). Às 11h, realiza-se Workshop de Cosmética Natural e às 12h uma Oficina de Queijo Cabra. Para a tarde estão programados uma Oficina de construção de Hotel de Insetos (14h30), Jogos Tradicionais nas Ruas da Aldeia (15h), Conversas de Histórias e Memórias da Lã (16h), um momento musical de Fado mandado (17h) e a devolução à natureza de uma ave selvagem (18h).

As Festas do Solstício e Caminhada do Lampião são promovidas pela Junta de Freguesia de Alvoco da Serra em parceria com todas as coletividades da freguesia, o Município de Seia e a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha. Esta Festa, cofinanciada pelo Fundo Ambiental, integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.