Segunda fase da requalificação do Museu de Lamego deverá arrancar no próximo semestre

A segunda fase das obras de requalificação do Museu de Lamego deverá arrancar no próximo semestre e custar mais de 1,2 milhões de euros, anunciou a autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, e a secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, estiveram hoje reunidos para avaliarem as obras em curso de renovação das condições infraestruturais do museu.

Segundo a autarquia, “esta intervenção está a ser concretizada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como objetivo suster a degradação a que estava sujeito o antigo palácio episcopal”.

Francisco Lopes e Isabel Cordeiro falaram sobre a execução da segunda fase de intervenção no Museu de Lamego, que será iniciada no segundo semestre, “com vista à sua requalificação e à colocação de internet ‘wi-fi'”.

“O Governo e a autarquia de Lamego vão cooperar ao abrigo da celebração de um contrato interadministrativo, através de um investimento superior a 1,2 milhões de euros”, referiu a autarquia.

Neste âmbito, caberá à Câmara de Lamego o lançamento do concurso público para a execução da empreitada.

O Museu de Lamego encerrou ao público no final de 2021, devido às obras de reabilitação em curso, que representam um investimento global de 1.007.654,40 euros.

“As obras de reabilitação visam melhorar as condições de acessibilidade do museu, por forma a reforçar a sua vocação pública e melhorar a experiência cultural e educativa de um público cada vez mais vasto e abrangente, transformando-o num espaço inclusivo, um espaço para todos”, justificou o museu, na altura.

O presidente da Câmara de Lamego sublinhou o “trabalho notável” realizado em Lamego nas últimas décadas ao nível da reabilitação e valorização do património cultural, para que seja possível a fruição plena dos espaços patrimoniais e o aproveitamento turístico, e exemplificou com as intervenções concretizadas na igreja catedral, na igreja do Desterro e no Santuário dos Remédios.

No entanto, Francisco Lopes alertou o Governo que o património local tem ainda “algumas lacunas”, podendo ser valorizado no âmbito do PRR ou do próximo quadro comunitário.

O autarca pediu que, futuramente, sejam previstas as requalificações da igreja de Santa Cruz, da capela de Nossa Senhora dos Meninos, da capela da Senhora da Esperança e do santuário e da mata dos Remédios.

O Museu de Lamego integra a rede de museus, monumentos e palácios identificados como sendo de intervenção prioritária no âmbito das verbas do PRR.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
3
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
4
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu