Seca: São Pedro do Sul terá 195 mil euros para intervenções de emergência

O concelho de São Pedro do Sul vai ter 195 mil euros para intervenções de emergência destinadas a minimizar os impactos da seca severa, no âmbito de um protocolo hoje celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“É o primeiro concelho do distrito de Viseu a ter uma comparticipação do Estado para poder melhorar as condições”, disse o presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, durante a cerimónia.

Segundo o autarca, este investimento servirá para “reforço do sistema de monitorização nos reservatórios, com a instalação de sondas de nível”, e para “serviços de transporte de água” pelas corporações de bombeiros e proteção civil (estimado para os próximos três meses), entre outras medidas.

“Conseguimos ao longo deste tempo em que tem faltado a água, graças aos bombeiros e à proteção civil, que as pessoas não sentissem a falta de água”, frisou.

Vítor Figueiredo disse que, no âmbito do protocolo de colaboração técnica e financeira celebrado entre a autarquia e a APA, “será também montado equipamento para apoio ao transporte de água em locais de carga e descarga” e serão feitas “impermeabilizações de reservatórios de água em Vila Nova e Abados”.

Segundo o autarca, será feito “o melhoramento de nascentes nas freguesias de Carvalhais, Sul e Pinho, concretamente no Sobral”, e serão realizadas “interligações entre origens de água, nomeadamente de Covelo para Valadares e de Bordonhos para Baiões”.

O “reforço das captações em Serrazes e Sacados” e “o reforço em São Pedro do Sul com o transvase de água do Rio Vouga para o Rio Sul, junto da confluência dos dois rios no lenteiro do rio, com a execução de um poço e sistema de bombagem com cerca de 300 metros de extensão”, são outras medidas previstas.

“Foram as situações que nós achámos que eram as mais críticas e que agora irão ter a comparticipação do Estado”, justificou.

Ao fazer um ponto de situação referente a 31 de agosto, o vereador Nuno Almeida disse que foram transportados cerca de 10.700 metros cúbicos de água para oito freguesias, encontrando-se cerca de 1.200 edifícios “em risco crítico de falta de água”.

Valadares, Bordonhos, União de Freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões, Serrazes, Vila Maior, Pinho – Sobral, S. Félix – Sacados e Sul – Quintela são consideradas as “zonas críticas” do concelho.

“Estas são aquelas freguesias em que os sistemas não conseguem garantir o abastecimento durante uma semana”, explicou o vereador, acrescentando que “umas têm transporte diário e outras semanal” para reforço dos sistemas, evitando assim que os edifícios não fiquem sem água.

Segundo Nuno Almeida, as albufeiras das mini-hídricas a montante não têm água armazenada, os caudais dos rios Vouga e Sul são cada vez menores e as captações e nascentes também estão com caudal reduzido.

Foram percorridos cerca de 10.250 quilómetros para garantir abastecimento, referiu o vereador, acrescentando que, entre 01 de julho e 31 de agosto, foram gastos cerca de 15.500 euros só em combustível.

O presidente da autarquia lembrou que “os problemas da seca têm vindo a arrastar-se ao longo das últimas décadas” e, por isso, é preciso “começar a pensar numa solução definitiva para o problema da falta de água em São Pedro do Sul”.

Neste âmbito, decorrem contactos com as Águas do Douro e Paiva para fornecimento de água em alta no futuro, acrescentou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia