Seca: Câmara de Viseu quer usar águas residuais tratadas para regar espaços verdes

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, disse hoje que espera rapidamente poder aproveitar as águas residuais tratadas para regar as rotundas e os espaços verdes que estão a secar.

“Quero rapidamente que as rotundas, às quais a água foi desligada, e bem, comecem a ser regadas com águas residuais da nossa estação de tratamento Viseu Sul”, transportadas por camiões-cisterna, explicou Fernando Ruas, durante a reunião pública do executivo.

Nesse sentido, exortou os serviços municipais a verem “os aspetos legais”, fazendo votos de que não sejam criados “obstáculos internos” a esse aproveitamento das águas residuais.

“Temos água tratada que sai em melhores condições do que a água que está no rio”, frisou o autarca, considerando que, “com um bocadinho de imaginação”, será possível regar as rotundas e espaços verdes que estão a ficar amarelos por falta de água.

Fernando Ruas contou que “duas grandes empresas de um concelho vizinho” já pediram para também usar essas águas na sua laboração, o que poderá vir a acontecer, “desde que sejam sobras” das que são precisas para os jardins de Viseu.

“Não vale a pena andar a marcar passo nesta situação, porque a onda de calor vem aí e já estamos atrasados”, realçou.

No final da reunião, Fernando Ruas referiu aos jornalistas que se trata de água “em quantidade muito significativa e que tem sido desperdiçada”.

“Se no meu próprio concelho preciso de água para regar, deixo-a ir para o rio? Por que não utilizá-la?”, questionou.

O autarca avançou que o município tem alguns meios, mas que se vai candidatar à aquisição de camiões-cisterna no âmbito do fundo ambiental e não descarta “a hipótese de recorrer à iniciativa privada”.

No que respeita ao abastecimento à população, Fernando Ruas garantiu que a Barragem de Fagilde, “neste momento, tem água para mais de três meses”.

Entretanto, o financiamento para realização de estudo de alternativas à Barragem de Fagilde subiu para 150 mil euros, no âmbito de uma adenda ao protocolo de colaboração técnica e financeira celebrado entre o município e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O protocolo com a APA visa a realização, por parte desta, de um estudo de alternativas à Barragem de Fagilde, atendendo à necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento de água para abastecimento urbano de Viseu e de concelhos vizinhos.

Fernando Ruas disse ainda que, na quarta-feira, celebrou com o presidente de Taiyuan, Zhang Xinwei, uma carta de intenção para o estabelecimento de uma relação amigável entre as cidades portuguesa e chinesa, numa cerimónia ‘on line’.

Esta é a primeira vez que o município de Viseu inicia relações de geminação com uma cidade chinesa. Até hoje, tem dez protocolos assinados com cidades da Europa, África e América do Sul.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
3
Eventos_CMM
Eventos culturais e gastronómicos "para todos" até agosto em Mangualde
4
tondela
Treinador Sérgio Gaminha de saída do Tondela

Artigos relacionados

bottle-2032980_1280
Académico_de_Viseu
Prémio Heathy 3
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu