O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça Mário Belo Morgado, assiste hoje, à final do Torneio Nacional Prisional de Andebol, no Pavilhão Gimnodesportivo de S. José do Campo, em Viseu, que resulta de uma colaboração entre a DGRSP e a Federação de Andebol de Portugal (FAP) iniciada em 2010 e renovada em 2017.
A iniciativa segue a linha do programa de Justiça do Governo, que visa promover políticas de humanização, dignificação e reinserção social dos reclusos, reforçando os laços da comunidade prisional com a sociedade civil, através de um fenómeno tão transversal como o desporto.
Ao abrigo desse protocolo foram realizados três quadros competitivos nacionais (em 2015, 2018 e 2019), que abrangeram os Estabelecimentos Prisionais de Alcoentre, Aveiro, Chaves, Coimbra, Covilhã, Guarda, Lisboa, Pinheiro da Cruz, Porto, Vale do Sousa, Vale de Judeus e Vila Real.
O projeto contempla ainda o EP feminino de Santa Cruz do Bispo.
Além da vertente ocupacional e da criação de espaços de descompressão, a prática desportiva devidamente enquadrada sob o ponto de vista técnico e pedagógico desempenha um papel relevante na promoção de estilos de vida saudável, que influenciam diretamente o bem-estar e o equilíbrio emocional dos reclusos, aspetos que se refletem no plano individual, mas também ao nível da própria instituição prisional, reduzindo o potencial de conflitos e contribuindo dessa forma para a segurança global do espaço penitenciário.
Foto : JN