São Cipriano e Vil de Soito – Inauguração de Obras

2804

A cerimónia de  Inauguração e Benção, do Conjunto de Obras, na freguesia de São Cipriano e Vil de Soito, decorreu no passado dia 22 de setembro.

O evento contou com a presença do Bispo de Viseu, D. António Luciano, do Presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, do vereador João Paulo Gouveia entre outras entidades, e duma numerosa assistência local, e não só.
As novas infra-estruturas incluem; o Largo das Magnólias em Poives, o Largo da Igreja de São Cipriano e restauro da Igreja Matriz, a requalificação do cemitério velho e a construção do Novo Cemitério.
O autarca local, Aurélio Lourenço, salientou que a batalha não foi fácil, mas que as obras representam uma grande mais valia para a comunidade.
Com capacidade para 264 campas, 18 gavetões, uma área destinada aos jazigos e um jardim de memória, o novo cemitério responde aos critérios de respeito e dignidade, das famílias e amigos que visitam e homenageiam os seus ente-queridos.
Após o descerramento das placas comemorativas e benção dos locais, teve lugar a cerimónia religiosa, com missa solene e procissão, em honra de São Cipriano e de Santa Eufêmia, presidida por D. António Luciano, coadjuvado pelos padres; Lúcio e António.
A componente  litúrgica e musical, esteve a cargo do grupo coral da Paróquia de São Cipriano, da Banda Filarmónica Juvenil de Ribafeita e do Grupo de Cantares de Figueiró.
No final, o Presidente da Junta, Aurélio Lourenço, agradeceu a colaboração e contribuição das empresas, da Câmara Municipal de Viseu, da Junta de freguesia, dos paroquianos, dos moradores, do grupo de Cantares de Figueiró e, a todas as pessoas que regularmente zelam pelo bem comum da freguesia.
O evento terminou com um lanche convívio e boa disposição.
Laurinda Ribeiro