Santa Maria da Feira ajuda Viseu nas comemorações dos 900 anos do foral de D. Teresa

A Câmara de Viseu vai contar com a ajuda da sua congénere de Santa Maria da Feira nas comemorações dos 900 anos do foral doado por D. Teresa à cidade, no âmbito de um acordo celebrado.

“O foral entregue por D. Teresa [mãe de D. Afonso Henriques] é um marco histórico. Vamos assinalá-lo condignamente e a ajuda que nos dão é preciosa”, afirmou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, durante a cerimónia.

O objetivo é que as comemorações deixem “na memória dos viseenses esta data redonda dos 900 anos”, disse o autarca, lembrando o “‘know-how’ extremamente elevado” que o município de Santa Maria da Feira tem nesta área.

“Tem uma empresa municipal [Feira Viva, Cultura e Desporto] com grande dinâmica”, frisou Fernando Ruas, fazendo votos de que o acordo de colaboração no domínio cultural vá para além destas comemorações.

O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, lembrou que os dois municípios alcançaram um “patamar muito importante nas artes de rua, nas indústrias criativas”, destacando a viagem medieval que acontece no seu concelho.

A vereadora da Cultura na Câmara de Viseu, Leonor Barata, avançou aos jornalistas que o programa das comemorações, a divulgar em breve, arrancará com um desfile medieval.

“Não estamos a celebrar o medievalismo, estamos a celebrar o nosso aniversário como território e, portanto, vamos tentar perceber o que é que é que aconteceu durante estes 900 anos, em que é que nos tornámos e projetarmo-nos para os próximos 900”, esclareceu.

No entanto, segundo a vereadora, ao falar de D. Teresa, há que abordar a idade média e a parceria com a Câmara de Santa Maria da Feira irá “ajudar muito a pôr em prática esse grande evento”.

“As nossas equipas vão aproveitar o ‘know-how’, vamos aprender no sentido de adaptar aquilo que tem sido feito [em Santa Maria da Feira] à nossa realidade, que é completamente diferente”, frisou.

Esta parceria não se esgotará no desfile medieval, considerando Leonor Barata que “é sempre positivo partilhar metodologias, dúvidas e estratégias”.

“O território [de Santa Maria da Feira] muda completamente quando a viagem medieval acontece e, portanto, há uma série de estratégias que nós podemos também adotar. Mas há outros pontos em que vamos colaborar e pensar em conjunto, que têm a ver com a ideia dos territórios criativos”, acrescentou.

O acordo de colaboração ontem celebrado é válido por um ano, sendo renovado automaticamente, até 30 de setembro de 2025.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu