Santa Comba Dão terá 400 mil euros para agenda cultural multidisciplinar

A Casa da Cultura de Santa Comba Dão vai ter 400 mil euros para dinamizar uma agenda cultural multidisciplinar até 2027, que terá a música como área principal, anunciou a Câmara Municipal.

Este apoio, considerado fundamental para a estratégia cultural do território, resultou da aprovação de uma candidatura apresentada à Direção-Geral das Artes (DGArtes) pelo município, em parceria com o Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD).

Após o desfecho positivo de “um trabalho persistente e empenhado de quatro anos”, os responsáveis pelo projeto estão convencidos de que esta “marca o início de um novo caminho cultural para o concelho”, com a implementação de uma agenda cultural que contará com o apoio direto do CMAD.

Segundo a autarquia, o diretor artístico da Casa da Cultura, Sérgio Neves, “terá um papel determinante na seleção da programação e na articulação com as várias entidades e auditórios ligados em Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP)”.

“Santa Comba Dão vai assim usufruir de uma programação abrangente, com apresentações, espetáculos e atividades a desenvolver em seis domínios de atuação”, avançou.

Além de acolher espetáculos de grupos artísticos e companhias, “a Casa da Cultura vai promover eventos de circulação nacional (com o grupo residente Camerata do Dão), coproduções (com a RTCP, a ACERT e outras) e residências artísticas (a efetuar com associações locais)”, acrescentou.

Assim que estejam reunidas as condições técnicas, também o cinema regressará à Casa da Cultura.

A autarquia adiantou que a música e outras artes chegarão às escolas e às instituições concelhias, “numa aproximação à comunidade e partilha de diferentes expressões artísticas”.

O vereador Agostinho Marques sublinhou a importância deste apoio naquele que é “o caminho traçado para a cultura do concelho e que tem vindo a ser alicerçado numa aposta na diversificação cultural, no apoio às associações e na construção do Plano Estratégico para a Cultura, entre outras realizações”.

Além deste montante, a Casa da Cultura da Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, contará também com um apoio de 150 mil atribuídos no âmbito da sua integração na RTCP.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal