Sabrosa organizou Seminário Internacional sobre Metodologias, Abordagens e Práticas de Inventário do Património Cultural, Material e Imaterial Associado à Rota de Magalhães

O município de Sabrosa organizou, neste fim-de-semana, 16 e 17 de fevereiro, o Seminário Internacional sobre Metodologias, Abordagens e Práticas de Inventário do Património Cultural, Material e Imaterial Associado à Rota de Magalhães, que assinalou simultaneamente o inicio das comemorações em Sabrosa do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação.
O evento abriu com uma sessão solene com a presença do Presidente do município de Sabrosa, Domingos Carvas, que destacou a importância deste evento para “cimentar a posição de Sabrosa enquanto elemento preponderante deste grande projeto à escala global, e que possa também acrescentar novo conhecimento em torno desta temática, assim como para marcar o início das comemorações locais e regionais do V Centenário da viagem de circum-navegação, e em que todos nós temos enormes responsabilidades”. Contou ainda com a presença de José Marques, Presidente da Estrutura de Missão paras as comemorações do V Centenário da Circum-navegação comandada pelo português Fernão de Magalhães, e com Artur Cristóvão, Vice-Reitor para a área do Planeamento e Internacionalização da UTAD. 
O evento prosseguiu com a palestra do Antropólogo e Historiador espanhol José Manuel Nuñez de la Fuente, subordinada ao tema “O Valor Universal da Rota de Magalhães”, e já no período da tarde foi apresentado o novo Espumante Doc Douro Bruto Fernão de Magalhães, da Adega Cooperativa de Sabrosa, simbolicamente na Exposição Permanente Fernão de Magalhães.
À noite, atuou no auditório municipal de Sabrosa Luísa Amaro, que apresentou o seu mais recente álbum “Mar de Magalhães”.
Já no dia de ontem, 17 de fevereiro, o programa iniciou de tarde, com a tertúlia “1.ª Viagem de Circum-navegação: novos mundos ao mundo”, com Gonçalo Cadilhe, autor do livro “Nos Passos de Magalhães”, Juan Marchena Fernandez, Professor catedrático da Universidade Pablo Olavide de Sevilha, e Alexandre Parafita, Escritor e etnólogo.
O Seminário Internacional encerrou com um concerto pelo Octeto de Sopros da Banda da Armada, ao qual se seguiu um Porto de Honra a todos os presentes. 
Esta ação enquadrou-se no projeto “Os locais e culturas da Primeira Viagem de Magalhães” do qual a Câmara Municipal de Sabrosa é a entidade promotora com comparticipação de fundos europeus (Feder) de 85%.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Encontro_Rececao_Comunidade_Docente_2024 (7)
imagem-de-um-acidente-automobilistico-envolvendo-dois-carros_613910-7924
pexels-grape-things-2954924
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil