Rui Manuel Carlos Clero é o novo comandante-geral da GNR

2412

O tenente-general Rui Manuel Carlos Clero é o novo comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

Rui Manuel Carlos Clero nasceu em Macau, tem 58 anos de idade e 40 anos de serviço, tendo sido promovido ao atual posto em novembro de 2017. Desde novembro de 2018, é 2.º Comandante-Geral da GNR.

Está habilitado com os Cursos de Artilharia da Academia Militar, de Promoção a Oficial Superior, de Estado-Maior e de Promoção a Oficial General. Ao longo da carreira prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, das Forças Armadas e da OTAN.

Foi instrutor e desempenhou diversas funções de comando no Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais, foi professor no Instituto de Altos Estudos Militares e Assessor e Ajudante-de-Campo do General Chefe do Estado-Maior do Exército.

Em 1999, foi nomeado como Adjunto do Representante Militar Permanente de Portugal junto do Comité Militar da OTAN e da União Europeia em Bruxelas. Durante três anos foi representante nacional em vários grupos de trabalho relacionados com a Política Europeia de Segurança e Defesa.

Foi Chefe do Estado-Maior do Campo Militar de Santa Margarida e da Brigada Mecanizada Independente, tendo sido posteriormente nomeado como Assessor Militar do Comandante do Quartel-General Conjunto da OTAN em Lisboa, função que desempenhou até à nomeação como Comandante do Regimento de Artilharia nº 5.

No âmbito da presidência Portuguesa da União Europeia em 2007, presidiu ao Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Capacidades.

De 2008 a 2009 foi Assessor de Relações Externas de Defesa do Ministro da Defesa Nacional.

Entre 2010 e 2012 foi 2º Comandante da Brigada de Intervenção, tendo assumido, depois dessa data, as funções de Diretor de Serviços de Relações Internacionais, na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional.

Entre  2013 e 2015 desempenhou a função de Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, dos XIX e XX Governos Constitucionais.

Desempenhou depois as funções de Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira e, de junho de 2017 a novembro de 2018, foi Comandante do Comando Operacional da GNR.