Roteiro da Ciência trouxe Carlos Moedas ao concelho de Tondela

2323

O comissário europeu para a investigação, ciência e inovação, Carlos Moedas, esteve ontem, dia 04 de abril, no concelho de Tondela, em visita à Interecycling, empresa de reciclagem de resíduos de equipamento elétrico e eletrónico, situada na Zona Industrial do Lajedo, em Santiago de Besteiros.

Nesta deslocação a Tondela, que decorreu no quadro do 6º Roteiro da Ciência, Carlos Moedas destacou a importância da economia circular e de se reduzir a quantidade de resíduos produzidos, apontando como objetivo, até 2030, reciclar 65% daquilo que são os lixos municipais dentro dos países da União Europeia.

“Esta empresa [Interecycling] é o exemplo daquilo que queremos para a Europa de futuro, que é passar de uma economia linear para uma economia circular, utilizando o lixo para criar outros produtos”, alegou.

Já o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, sublinhou a importância do momento e da jornada em curso, “muito focada na competitividade dos territórios”.

“Se há um tempo essa competitividade estava assente na exploração dos recursos locais, diria que hoje a globalização tem a dupla virtude de trazer recursos que, ainda que não sejam locais, podem ser transformados como um ativo para a região e para o território”, referiu.

A ocasião serviu ainda para reafirmar que a qualidade de vida tem de assentar, em primeiro lugar, na gestão inteligente dos recursos ao dispor, o que vem sendo a estratégia de toda a região.

Nesta visita à Interecycling, empresa que processa anualmente 8.000 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos e outras tantas toneladas de plástico, marcou também presença o secretário de estado do Ambiente, Carlos Martins; a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, Ana Abrunhosa; e o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.

O comissário europeu iniciou na Interecycling o sexto Roteiro da Ciência, que termina com a visita ao Centro de Competências IBM/Softinsa, em Viseu.