Rodrigo Boavida – Campeão Nacional de Juniores

2328

Foi este Sábado dia 29 de Fevereiro, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas, o Campeonato de Apuramento da Seleção Nacional de Juniores em Judo – 2020.

Com 5 Atletas apurados, o Judo Clube de Viseu decidiu fazer-se representar por dois Atletas, Campeões Nacionais em 2019, Francisco Soares nos -60Kgs e Rodrigo Boavida nos -100Kgs.

 

Rodrigo Boavida, a competir a -100Kgs, enfrentava a dificuldade de se deparar com atletas com diferença de quase 10Kgs de peso corporal e consequentes elevados níveis de força, visto que a sua categoria de peso por norma são os -90Kgs.

O Atleta Viseense, já com muita experiência nestas andanças, foi de combate em combate vencendo os seus adversários e com 4 vitórias em outros tantos combates, arrecadou a Medalha de Ouro e subiu ao lugar mais alto do pódio, onde se sagrou Campeão Nacional de Juniores -100Kgs – 2020.

Rodrigo Boavida sagrou-se Tri-Campeão Nacional de Judo, visto que já havia conquistado este título em 2018 e 2019 (Cadetes e Juniores a -90Kgs), tornando-se o primeiro Judoca de Viseu a conseguir um feito de excelência com esta dimensão.

Após a conquista da Medalha, foi de imediato convocado para representar a Seleção Nacional de Judo, na Taça da Europa de Juniores, que se realizará em Coimbra a 14 e 15 de Março.

 

Francisco Soares, a competir nos -60kgs, tinha a árdua tarefa de enfrentar a categoria com mais candidatos a medalhas de todas. Com mais de 70 inscritos, os -60Kgs apresentavam-se como a mais forte na prova, facto que se constatou no desenrolar da competição.

O Atleta Viseense, entrou bem e venceu o seu primeiro combate por Ippon, com total superioridade sobre o seu adversário e abriu as hostes para o que se previa poder ser um dia muito positivo. No entanto, no seu 2º combate, defrontou o Campeão Nacional de Juniores de 2019, que não consegiu levar de vencida. No seu primeiro ano no Escalão Junior, o resultado obtido não foi o pretendido, mas com toda a certeza o Judoca Francisco Soares voltará a brilhar nos Tatamis de Portugal.

 

A acompanhar os atletas esteve o Mestre António Sousa, Diretor Técnico do Judo Clube de Viseu, o mais antigo, mais graduado e mais titulado Treinador de Judo da região, que teve assim mais uma dia de glória na sua já extensa carreira no Judo. Só nos últimos anos e desde 2017, são já 12 as Medalhas conquistadas pelos atletas por si treinados e é o 6º título de Campeão Nacional.

Foi assim escrita mais uma página no Judo de Viseu, com letras lavradas a ouro, pelo Judo Clube de Viseu, seus Atletas e Treinadores.