O Penafiel garantiu a permanência na II Liga de futebol, ao vencer na receção ao Tondela, por 1-0, num jogo em que os penafidelenses alinharam mais de uma hora em inferioridade numérica, a duas jornadas do fim.
O golo que fez a diferença no resultado e o mais importante da temporada para o Penafiel foi anotado pelo avançado Roberto, de momento no pódio de marcadores do campeonato, com 11 golos, a finalizar uma jogada de envolvimento coletivo.
O remate vitorioso de Roberto surgiu aos 56 minutos, já com o Penafiel reduzido a 10 elementos, após vermelho direto a Robinho, aos 28, e funcionou como despertador para um jogo até aí mais equilibrado, mas sem grandes motivos de interesse.
O Tondela acentuou um pouco mais o seu domínio, mas sem conseguir verdadeiramente incomodar Filipe Ferreira, à exceção de um remate cruzado de Bebeto, aos 64, face a um Penafiel que foi fechando os caminhos da sua baliza e recuou linhas, na defesa da preciosa vantagem.
A duas jornadas do fim, o Penafiel ascendeu provisoriamente ao 11.º lugar, agora com 39 pontos, logo atrás do Tondela, décimo, com 40.
Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel – Tondela, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Roberto, 56 minutos.
Equipas:
– Penafiel: Filipe Ferreira, Silvério, Filipe Cardoso, João Miguel, Robinho, Rodrigo Valente (João Oliveira, 78), Reko, Diogo Batista, Simãozinho, Roberto (Bruno Pereira, 78) e Adílio Santos (Édi Semedo, 63).
(Suplentes: Nuno Macedo, Bruno Pereira, João Oliveira, Vasco Braga, Feliz, Édi Semedo, Leandro Tipote, Adriano Castanheira e Fábio Fortes).
Treinador: Hélder Cristóvão.
– Tondela: Philip Tear, Marcelo Alves, Jota, Ricardo Alves (Rúben Fonseca, 46), Tiago Almeida (Fajardo, 81), Bebeto, Pedro Augusto, Khacef (Manu Hernando, 81), Rafael Barbosa, Telmo Arcanjo (Betel, 84) e Cuba (Strkalj, 72).
(Suplentes: Joel Sousa, Rafael Alcobia, Dário Miranda, Manu Hernando, Fajardo, Rúben Fonseca, Strkalj e Betel).
Treinador: Tozé Marreco.
Árbitro: Marcos Brazão (AF Algarve).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ricardo Alves (31), Adílio Santos (48) e Pedro Augusto (70). Cartão vermelho direto para Robinho (28).
Assistência: Cerca de 400 espetadores.