Trinta e três anos de História – Tradição e Cultura
O Rancho Folclórico Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos – Sátão, realizou o seu 33º Festival de Folclore.
Este foi mais um evento anual, caraterizado pela diversidade, que decorreu no passado dia 27 de julho, no largo de Nossa Senhora dos Prazeres em Rio de Moinhos.
Participaram no Festival, os grupos: Rancho Folclórico de Rio de Moinhos (anfitrião), Rancho Folclórico As Lavadeiras de Orbacem – Orbacem – Caminha, Rancho Folclórico da União Recreativa Sapateirense – Castanheira de Pêra e Rancho Folclórico São Simão de Mamarrosa – Mamarrosa.
Às 18h30, teve lugar a receção dos grupos, seguido dum jantar convívio.
Pelas 21h30, o presidente do grupo da casa, Francisco Mauricio, deu início ao festival, seguindo-se o Desfile Etnográfico e a entrega das fitas e lembranças aos grupos. Para o efeito, subiram ao palco; o Presidente da Câmara Municipal de Sátão, Paulo Santos, o vereador Fernando Ceia, o presidente da Junta de Freguesia, Helder Batista, e o pároco da freguesia Padre Eurico de Sousa.
No uso da palavra os intervenientes; Paulo Santos, Helder Batista e Padre Eurico, deram as boas vindas, agradeceram e enalteceram o trabalho dos grupos, e, sublinharam a dedicação do grupo anfitrião, liderado pelo sr. Mauricio há 33 anos. Referiram ainda, que os autarcas têm o dever de ajudar e incentivar os nucleos culturais, que ao longo dos anos vão transmitindo aos mais jovens o testemunho e as tradições populares de cada região.
Foi um festival muito animado e colorido, que se prolongou noite dentro, com receção entusiasta e muitos aplausos por parte da numerosa assistência.
Laurinda Ribeiro