Rio de Moinhos – Rancho Folclórico Cantou as Janeiras

1137
Foi com o sol a iluminar a Igreja Matriz, que no dia 12 de janeiro, pelas 15h30, em Rio de Moinhos, se cantaram as Janeiras.
O evento foi organizado pelo Rancho Folclórico de Rio de Moinhos, presidido pelo sr. Maurício, que, como habitualmente, ofereceu um programa carregado de tradições.
Este encontro contou com a participação de quatro grupos: Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Ferreira de Aves – Sátão, do Grupo Contituna de Contige – Sátão, Grupo de Cantares do Rancho de Rio de Moinhos (anfitrião) – Sátão e o Grupo de Cantares da Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social de São Pedro de France – Viseu.
Após a apresentação dos grupos e entrega de lembranças, cada grupo à sua maneira, brindou a numerosa assistência, com cânticos de janeiras e reis, tradições que na nossa região se procuram manter, com grupos de pessoas a anunciar o nascimento de Jesus, circunstância que é igualmente aproveitada para desejar um Feliz Ano Novo.
No uso da palavra; o presidente da Câmara Municipal de Sátão, Paulo Santos, o presidente da Junta de Freguesia, Helder Batista, e o pároco da freguesia, padre Eurico de Sousa, felicitaram e agradeceram aos grupos participantes, o trabalho e empenho dedicado à preservação das nossas tradições.
No final, o sr. Maurício, agradeceu a ajuda do Município de Sátão, da junta de Freguesia de Rio de Moinhos e da Paróquia entre outras. Agradeceu ainda a presença dos autarcas e a de todas as pessoas que se associaram à festa.
Pelas 18h30, no restaurante Reival, um jantar convívio muito animado, reuniu todos os grupos e convidados, enriquecido pela  presença da vereadora da cultura, Zélia Silva.
Laurinda Ribeiro.