REVIVE: Adjudicadas as concessões do Mosteiro do Lorvão e Palacete dos Condes Dias Garcia

Foi adjudicada a concessão de exploração de mais dois imóveis, no âmbito do programa REVIVE: Mosteiro do Lorvão, em Penacova, e Palacete dos Condes Dias Garcia, em São João da Madeira.

As empresas vencedoras são:

  • A Imobimacus – Sociedade Administradora de Imóveis, S. A., do Grupo Hotéis Turim, que ganhou a concessão do Mosteiro do Lorvão e
  • A Hoti Star – Portugal Hotéis, S.A., que ganhou a concessão do Palacete dos Condes Dias Garcia.

Depois da recente adjudicação do Paço Real de Caxias, em Oeiras, a Imobimacus ganha agora a concessão do Mosteiro do Lorvão, em Penacova, onde deverá realizar um investimento na ordem dos 6,9 milhões de euros para a recuperação do imóvel e instalação de um estabelecimento hoteleiro. A renda anual devida pela concessionária ao Estado é de 40 mil euros.

O Mosteiro do Lorvão, classificado Monumento Nacional, foi fundado em 878, pouco depois da reconquista cristã de Coimbra, pelos monges de Cluny, pertencentes à Ordem de São Bento. Em 1206, passou a albergar a Ordem de Cister.  Passou para a posse do Estado, em 1834, com a extinção das ordens religiosas, tendo mantido funções religiosas até à morte da última freira em 1887. Já no século XX, todo o imóvel foi requalificado para acolher um hospital psiquiátrico, encerrado em 2012.

A 15 minutos de Penacova e a 30 minutos de Coimbra, o mosteiro está implantado no vale da Ribeira de Lorvão, muito perto do Rio Mondego e das suas praias fluviais.

O Mosteiro do Lorvão é um dos 33 imóveis inscritos na primeira fase do REVIVE, um programa que visa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

No que respeita à exploração do Palacete dos Condes Dias Garcia, em S. João da Madeira, a Hoti vai pagar uma renda anual de 30.528,00 euros, no âmbito da recuperação do imóvel e da instalação de um estabelecimento hoteleiro de 4 estrelas, num investimento que deverá rondar os 4 milhões de euros.

Em 2019, foi lançada a segunda edição do REVIVE, com a integração de 16 novos imóveis, um dos quais, o Palacete dos Condes Dias Garcia, em S. João da Madeira, agora adjudicado à Hoti Hotéis.

Construído na viragem do século XIX para o século XX, este palacete é um exemplar arquitetónico do “estilo abrasileirado” ou “arquitetura dos brasileiros”, símbolo da afirmação e do prestígio pessoal e riqueza do seu proprietário, António Dias Garcia, natural de São João da Madeira, que fez fortuna no Brasil.

Após o desaparecimento de António Dias Garcia nos anos 40 do século passado, o palacete funcionou como Instituto de Línguas, como Centro de Formação da Indústria do Calçado, como Liceu e ainda como Tribunal.

Ambos os imóveis são concessionados por 50 anos, prevendo-se a sua abertura ao público como estabelecimentos hoteleiros em meados de 2022.

Somam-se 16 concessões adjudicadas no Programa REVIVE, representando um investimento total na recuperação de património público estimado em 129 milhões de euros, e rendas anuais que já ultrapassam os 2,4 milhões de euros.

Resultado de uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Economia, Finanças e Cultura, com a colaboração das autarquias, o REVIVE integra atualmente um total de 49 imóveis, dos quais 21 se localizam em territórios do interior.

Presentemente, estão abertos os concursos para a concessão da Quinta do Paço de Valverde, em Évora, e do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo.

Prevê-se para abril o lançamento de dois novos concursos para a concessão dos Fortes da Cadaveira e de S. Pedro, em Cascais.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia