Renúncia de vereador Jorge Sobrado fragiliza executivo camarário de Viseu

A concelhia de Viseu do PS considerou hoje que a renúncia de Jorge Sobrado aos pelouros da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial “é mais uma fragilização decisiva” do executivo PSD, liderado por Almeida Henriques.

“Ao fim de pouco mais de sete anos, do ‘núcleo duro político’ do primeiro mandato de Almeida Henriques apenas resta um vereador, o que não deixa de ser incomum para este tipo de cargos públicos”, referem, em comunicado, a estrutura partidária e os vereadores socialistas.

Lúcia Araújo Silva, Pedro Baila Antunes e José Pedro Gomes lembram que a renúncia de Jorge Sobrado se sucede “às demissões, politicamente pouco esclarecidas, de homens fundamentais, como Joaquim Seixas, à data vice-presidente da Câmara e presidente da concelhia do PSD, e de Nuno Nascimento, chefe de gabinete de Almeida Henriques, até aí muito preponderante na definição estratégica e ação do executivo municipal”.

No seu entender, atualmente, o executivo “não tem uma visão estratégica e uma política municipal consequente para Viseu e para os viseenses”.

“Em ano de eleições autárquicas, é tempo de os viseenses fazerem um balanço do executivo PSD de Almeida Henriques e de quão ele tem sido prejudicial para o melhor interesse do município, de Viseu e dos viseenses”, defendem.

A autarquia anunciou que Almeida Henriques “aceitou hoje o pedido de renúncia do vereador Jorge Sobrado aos pelouros da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial, em si delegados desde o início do atual mandato autárquico”, com efeitos a partir de 15 de fevereiro.

Numa declaração publicada nas redes sociais, Jorge Sobrado esclarece que não pretende disponibilizar-se para uma recandidatura, por entender que chegou o momento de fechar o seu ciclo de serviço ao município de mais de sete anos, durante os quais foi adjunto de Almeida Henriques, vereador e teve, durante quatro anos, “a responsabilidade de gerir e revitalizar a Feira de São Mateus”.

“Esta renúncia não é motivada pela sedução de um novo cargo ou por uma oportunidade profissional financeiramente recompensadora. Antes, considero que é cumprido um ciclo sobre o meu desempenho no município e as condições em que o exerci”, justifica.

No entender do PS, “esteve sempre à vista dos viseenses que o vereador Jorge Sobrado era o mentor e o dinamizador do mandato autárquico de Almeida Henriques”, mesmo “no primeiro mandato, enquanto ‘todo poderoso’ adjunto do presidente de Câmara”.

“A ascensão e ascendência de Jorge Sobrado no município de Viseu e no próprio executivo era manifesta. A política imaterial implementada pelo atual executivo PSD, baseada em marketing territorial, qual propaganda institucional constante, imagem, comunicação e realização de eventos de animação urbana, foi concebida e implementada por Jorge Sobrado, precisamente com um curriculum académico, profissional e político na área da comunicação”, consideram.

Apesar de ter renunciado aos pelouros, Jorge Sobrado anunciou que deseja cumprir o mandato autárquico até ao fim, como vereador não executivo, desde que as suas futuras responsabilidades profissionais o permitam.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
2
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
3
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023
4
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Teatro Viriato reabriu há 25 anos e revolucionou vidas em Viseu

Artigos relacionados

Viseu
Académico_de_Viseu
polícia psp
GNR-carro
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023