Ranchos de Viseu sem festivais e outras festas que preenchem o verão

Sem festivais e outras festas que habitualmente preenchem os fins de semana de verão, membros de ranchos folclóricos de Viseu vivem afastados da sua “segunda família” e estão impedidos de divulgar os usos e costumes da região devido à covid-19.

Seguindo as orientações da Direção-geral da Saúde e da Federação do Folclore Português, os ranchos do Caçador, de Mundão e de Torredeita estão parados até ao final de setembro, nem sequer realizando ensaios.

“Parámos a atividade em meados de março. Já tínhamos tudo organizado para este ano, quer ao nível do nosso festival, quer de permutas com os outros grupos. Vimo-nos forçados a cancelar o festival, que ia ser em 27 de junho”, contou à agência Lusa a vice-presidente do Rancho Folclórico do Caçador, Teresa Almeida.

Todos reconhecem que “em primeiro lugar está a saúde das pessoas”, até porque, dos 55 elementos, um grande número pertence aos grupos de risco.

“Mas falta-nos o convívio com esta que é a nossa segunda família. Agora no verão era assim: na sexta os ensaios, no sábado os festivais e, às vezes, ao domingo ainda havia atuação”, contou.

Sobretudo a partir de maio, começavam os tempos de agitação para o Rancho Folclórico do Caçador. Seriam cerca de 20 atuações durante o verão.

“A nossa principal atividade é mostrar a nossa cultura essencialmente através das danças e dos cantares. Mas dançar não se coaduna com o distanciamento social”, frisou.

Situação idêntica vive-se no Rancho Folclórico de Mundão, que deixou de fazer ensaios em março e cancelou o seu festival, que estava marcado para 18 de julho.

Segundo Liliana Tavares, o Rancho Folclórico de Mundão tem 47 pessoas de várias faixas etárias, algumas das quais pertencentes a grupos de risco.

“Nem sequer é comportável essas pessoas todas entrarem dentro de um autocarro”, realçou.

Num verão normal, o Rancho Folclórico de Mundão participa em cerca de 25 atuações. Há um ano, por esta altura, o grupo estava a ir para a Bélgica, uma recordação que provoca saudade a Liliana Tavares.

“Vamos aguardar até setembro, serenamente, que é para ver se conseguimos, pelo menos, organizar o encontro de cantares de Janeiras e de Reis mais para o final do ano, início do próximo”, afirmou.

Entretanto, o grupo recebeu um convite para se deslocar à ilha da Madeira de 27 de junho a 01 de julho de 2021.

“É um convite muito bom, mas será que poderemos ir? Somos um grupo que envolve muitas pessoas e, portanto, fica sempre esta dúvida no ar”, admitiu.

O Rancho de Torredeita teve de cancelar o seu festival, que teria sido no final de maio, e não poderá ir a França, a um festival de folclore, como tinha previsto, disse à Lusa o seu presidente, Lino Pereira.

“Parámos toda a atividade. Só tem havido algumas reuniões da direção e, mesmo assim, à distância”, contou.

Sem ensaios, nem atuações, este rancho folclórico está a empenhar os seus esforços na reconstrução de um lagar de azeite, “que também teve de parar durante dois meses e meio”.

“Estamos focados em terminar a reconstrução do lagar e depois, a partir de setembro/outubro, vamos tentar organizar algumas atividades para angariarmos fundos para o funcionamento do grupo, porque temos despesas da nossa sede social, de água e eletricidade”, referiu.

Também o Rancho Folclórico do Caçador está empenhado em manter o ânimo dos seus elementos e, por isso, pediu a todos que gravem um pequeno vídeo a dançar, para colocar na sua página da Internet e no Facebook no dia em que se realizaria o seu festival.

“A malta ficou toda contente pelo simples facto de ir vestir o traje. Queremos deixar um marco naquele dia”, explicou Teresa Almeida, acrescentando que ainda se mantém a esperança de “realizar um minifestival” em dezembro, para assinalar o aniversário do grupo.

O Rancho Folclórico de Mundão já participou entretanto num festival digital na TV Esposende.

“Se calhar, durante o verão, vão acontecer muitos festivais de folclore digitais. Não é a mesma coisa, mas serve para continuarmos com alguma atividade”, frisou Liliana Tavares.

O folclore foi uma grande aposta do município de Viseu no ano de 2018. Em finais de julho, a cidade recebeu o festival Europeade, acolhendo grupos de 24 países europeus.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia