Raid do Bucho com aventura e sabores

Provas de sabores tradicionais, provas do todo terreno desafiantes. O Raid do Bucho e Outros Sabores, organizado pelo Clube Escape Livre, conquistou, uma vez mais, novos fãs para uma região cheia de potencialidades, gastronomia, paisagem e tradições. O balanço traduz-se numa palavra: sucesso.

Há dez anos que o Clube Escape Livre organiza o Raid do Bucho e Outros Sabores, com uma receita que acabou por conquistar já centenas de participantes: trata-se de um passeio pelo distrito da Guarda, recheado de momentos para apreciar a gastronomia mais tradicional, terminando sempre com o bucho, e ao qual se juntam visitas ao património histórico, tradicional e a espaços museológicos. Tudo, percorrendo sempre novos e variados trilhos e paisagens, das linhas de água aos corta fogos. É também um passeio caracterizado pelo ambiente descontraído e animado entre os participantes. Este ano contou ainda com um clima convidativo à natureza.

Na edição comemorativa dos dez anos,  o azeite do Vale da Teixeira foi o tema de destaque da tarde de sexta-feira, com uma ida ao Lagar da Ramela, onde além da visita, a caravana foi recebida com uma degustação de produtos e sabores de luxo, feitos à base do ouro líquido. António Neto explicou um pouco do Projeto Sabores e Tradições do Vale da Teixeira, com a temática do azeite.

No sábado de manhã, as 46 viaturas partiram da cidade mais alta pelos trilhos que acompanham a A25, rumo à Aldeia Histórica de Castelo Mendo, que visitaram e onde foram recebidos com um magnífico pequeno-almoço, seguindo para a aldeia de Castelo Bom. O almoço convívio foi acompanhado da eleição do Melhor Bucho Raiano e decorreu na Quinta do Prado Verde, em Vilar Formoso. O júri entendeu que o bucho do produtor Augusto Teixeira, da Castanheira, foi o melhor entre os sete a concurso. O regresso pelas aldeias, estradões e campos rurais junto à fronteira conduziu a Almeida, onde o GRHMA – Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, realizou várias manobras militares seguidas de um piquenique. O dia terminou com o jantar no Hotel Vanguarda, recheado em ofertas SPAL e outras lembranças.

A manhã de domingo foi forte em desafios fora de estrada por território guardense e passagem em algumas aldeias, uma delas o Marmeleiro, onde a caravana foi surpreendida com a oferta do tradicional pão com marmelada. Percorreram-se as paisagens que acompanham o rio Côa e, ao final da manhã, cumpriu-se a tradição de rumar à Freineda. Na aldeia, os habituais disparos de pólvora do GRHMA complementaram a homenagem ao duque de Wellington e a ordem unida, antes da ida até ao recinto da tradicional Festa do Bucho. O almoço estabeleceu um novo record e pela primeira vez juntou à mesa mais de 600 pessoas.

 

Para Miguel simões, presidente da Junta de Freguesia de Freineda, “Esta décima edição é um marco importante e representativo do sucesso desta festa e do passeio que o Clube Escape Livre aceitou fazer connosco, trazendo participantes de norte a sul do país que encontram aqui o melhor das nossas tradições.”

Já Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, destaca “a parceria com a Junta de Freguesia e os resultados obtidos que em dez anos multiplicaram várias vezes o número de interessados em vir à Freineda.”

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
Académico_de_Viseu
tondela
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia