Rafael Barbosa. Um agitador para o meio-campo do Tondela

Não será uma estreia, mas quase. Após cinco temporadas em que foi uma das estrelas mais cintilantes da II Liga, Rafael Barbosa assinou pelo Tondela até 2023 e terá de forma efetiva uma grande oportunidade para provar entre a elite do futebol português o que tem vindo a demonstrar no segundo escalão, numa fase em que já conta 24 anos.

Em 2017-18 esteve perto de se estrear no primeiro escalão, quando passou a ser presença assídua nos treinos às ordens de Jorge Jesus no Sporting, e na época seguinte chegou mesmo a jogar no patamar maior do futebol nacional com a camisola do Portimonense, mas uma altercação com o presidente da SAD dos algarvios, Rodiney Sampaio, colocou um fim abrupto a essa aventura, que já não estava a correr bem.

Embora já tenha assumido que o seu “espaço de eleição é a 8 ou a 10” – “é onde me sinto mais confortável e, creio, rendo mais”, considerou –, o jogador natural de Amarante também pode atuar nos corredores laterais, mas é com carta branca para aparecer num raio de ação alargado que mais tem brilhado pelas equipas por onde tem passado.

Quando é colocado nas alas, acaba por aparecer muitas vezes em zonas interiores, fazendo movimentos diagonais de fora para dentro e acabando mesmo por funcionar como o organizador de jogo da sua equipa, sendo rara a jogada de ataque que não passa pelos seus pés. Criativo e dotado de classe e técnica apurada, é um autêntico descobridor de espaços, para o próprio e para os companheiros.

Com grande capacidade para se desenvencilhar muito bem em espaços curtos, velocidade e visão de jogo, é um agitador que imprime dinâmica aos ataques da sua equipa ao acelerar o jogo através de combinações rápidas com os companheiros ou por via da condução do esférico. Por ter estas características, é capaz de servir uma formação que goste de chegar à frente em ataque posicional, de forma mais pausada e paciente, ou uma equipa talhada para ferir o adversário em contra-ataque.

Atendendo ao futebol tecnicista que está no ADN dos treinadores espanhóis e que durante a sua apresentação como novo treinador tondelense Pako Ayestarán prometeu uma equipa com “iniciativa” que seja “proativa”, mas que “o mais importante é ver quais são os jogadores e quais as capacidades para obter o melhor das suas qualidades”, Rafael Barbosa poderá ter aqui uma oportunidade de ouro para tornar-se um sério candidato a jogador revelação da I Liga em 2020-21.

Para trás ficam 17 internacionalizações pelas seleções jovens portuguesas (entre sub-15 e sub-21) e 119 jogos e 17 golos na II Liga.

https://davidjosepereira.blogspot.com/2020/08/rafael-barbosa-tondela-zerozero.html?fbclid=IwAR0RZLyagVCN7oWtlU4CaljeEq_YPDCRtjmmmXcq9VBI3AxLX9THam8VK9s

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

n_1
Académico_de_Viseu
futebol-no-conceito-de-sucesso-do-objetivo_1150-5276
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil