Quercus desafia Governo a “repensar” lítio e evitar “desastre ambiental”

A Quercus desafiou hoje o Governo a “repensar” a exploração de lítio, dizendo esperar que a decisão sobre novos concursos “não se traduza num desastre ambiental” no país, antes acautele as “legítimas preocupações” de autarcas, populares e associações.

“Se as ONG [Organizações Não Governamentais], os autarcas e a população estão contra, acho que o Governo vai repensar. Isto não é uma teimosia. Esperamos que a decisão do secretário de Estado em relação às cerca de 10 novas áreas de exploração de lítio acautele a vida dos portugueses, a conservação da natureza e a riqueza e biodiversidade do interior. Esperamos que o despacho não se traduza num desastre ambiental em Portugal”, destacou Paulo do Carmo, da associação ambientalista Quercus, em declarações à Lusa.

Perante a perspetiva de haver em breve uma decisão do Governo sobre novas licenças para exploração de lítio, a juntar à já emitida para Montalegre, distrito de Vila Real, a Quercus manifesta-se “bastante expetantes e preocupada com a decisão do secretário de Estado [da Energia, João Galamba] em relação à decisão sobre a exploração em todas as áreas ainda por licenciar, em milhares de hectares por diversos pontos do país”.

O ministro da Economia disse em abril em Bruxelas que o Governo ia lançar até final do ano oito novos concursos para exploração de lítio em Portugal.

Em causa estão explorações na Serra d’ Arga, Minho, nas serras da Estrela e Malcata, em Argemela, Castelo Branco, em Nelas, Viseu, e Boticas, Vila Real.

Para Paulo do Carmo, da Quercus, “o Governo tem falado da importância da transição energética”, mas “não é disso que se trata”.

“Estamos a falar de mineração a céu aberto, em parques naturais e áreas protegidas, ou em zonas exteriores a elas, mas onde, por exemplo, podem ter um impacto violento nas captações de água”, explicou.

Perante “tantos alertas de ONG e autarcas”, a Quercus espera que o Governo “reveja de forma rigorosa os licenciamentos futuros”.

“A decisão não pode afetar gravemente a vida das pessoas que escolheram viver no interior”, frisou.

O responsável da Quercus observa que “o Governo fez um estudo sobre o potencial do lítio” em Portugal, mas “é preciso perceber como poderá coabitar a exploração de lítio com o ambiente e a qualidade de vida das pessoas”.

A empresa Lusorecursos esclareceu em julho que a exploração da mina de lítio em Morgade, no concelho de Montalegre, vai ser mista, efetuando-se primeiro a céu aberto e passando, depois, à cota das aldeias, para túnel.

O diretor executivo (CEO) da Lusorecursos Portugal Lithium, S.A, Ricardo Pinheiro, disse ainda à agência Lusa que a empresa está em fase de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), como “previsto no contrato de concessão” assinado com o Estado português.

A empresa assinou o contrato de exploração com o Estado em março e anunciou que prevê investir em Montalegre cerca de 500 milhões de euros, criando à volta de 500 postos de trabalho.

Em Argemela, distrito de Castelo Brango, o pedido experimental de concessão mineira para mais de 400 hectares naquela serra foi chumbado por ausência de um EIA.

A procura mundial pelo lítio, usado na produção de baterias para automóveis e placas utilizadas no fabrico de eletrodomésticos, está a aumentar e Portugal é reconhecido como um dos países com reservas suficientes para uma exploração comercial economicamente viável.

Algumas populações têm vindo a manifestar-se contra os impactos de tais explorações, nomeadamente no Norte do país.

Em abril, em Bruxelas, o ministro da Economia afastou motivos para preocupação.

“É importante que as populações participem também no processo, mas aquilo que temos de ter como segurança é que não há, na Europa e, particularmente, em Portugal, desrespeito quer pelas condições de saúde das populações quer pelo meio ambiente”, vincou.

O governante acrescentou que o “património natural é um dos capitais mais importantes que o país tem e, portanto, a utilização dos recursos minerais deve sempre salvaguardar o respeito pelo meio ambiente”.

Entre os objetivos do Governo está, além da extração, a “criação de condições para a refinação e processamento” de lítio, adiantou o ministro da Economia.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia