Quem disse que ir à praia é só no litoral? Conheça as zonas balneares da Barragem de Vilar e de Segões

1625

São dois dos pólos de veraneio mais procurados na região. Destinos de eleição para quem quer fugir das multidões que inundam o litoral e optar por locais mais tranquilos e seguros, na envolvência de sublimes paisagens naturais, usufruindo de banhos em águas frescas, transparentes e até recomendadas oficialmente por instituições de defesa e promoção do Ambiente.

As águas da zona balnear da Albufeira de Vilar, formadas pelo rio Távora, foram distinguidas com o galardão “Qualidade de Ouro 2021”, atribuído pela Quercus. Antes, em 2017, já tinham sido consideradas de “poluição zero”, pela associação ambientalista ZERO, e em 2020 como ‘praia’ com água “excelente para banhos”, pela Associação Portuguesa do Ambiente. O espaço é uma zona de veraneio de excelência e está dotado de boas infraestruturas necessárias para passar um dia em grande. São muitas as atividades que aqui pode realizar, sendo que nas imediações pode encontrar um parque de campismo e caravanismo com piscina e outro espaço de desportos radicais, soluções muito interessantes para quem quiser aproveitar e ficar aqui mais alguns dias.

As águas do rio Paiva, na Zona Balnear de Segões, são das mais limpas da Europa. São puras e muito procuradas para o tratamento de doenças de pele devido à presença de sais minerais, o que as torna mais escuras do que o habitual. O espaço está dotado de uma diversificada e extraordinária biodiversidade aquática e terrestre, sendo que na zona envolvente poderá encontrar um parque de merendas, um bar de apoio e instalações sanitárias. Tudo na sombra de frondosas árvores ali plantadas de forma equilibrada.