Queixas meses após infeção por COVID-19 preocupam médicos

Preocupados com os problemas de saúde que surgem após a infeção por COVID-19, médicos alertam para a necessidade de avaliação médica precoce e acompanhamento das pessoas que estiveram infetadas e que já estão sem risco de contágio.

“Após a recuperação da COVID-19 podem persistir sintomas por semanas ou meses com um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes” quem o diz é Luís Nogueira, Coordenador  de Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Viseu, que alerta: as queixas mais comuns prendem-se com fadiga e cansaço muscular, dificuldade respiratória,  disfunção cognitiva, perda de olfato e de paladar – que não podem ser ignoradas, pelo contrário, têm de ser avaliadas precocemente”.

Através da avaliação médica pode ser identificada a necessidade de realização de exames complementares de diagnóstico, cujos resultados podem levar à necessidade de avaliação multidisciplinar, motivando, por exemplo, a referenciação para especialistas de pneumologia, cardiologia, otorrinolaringologia, psiquiatria ou de neurologia.

“Independentemente de manifestar ou não sintomas após a infeção, é fundamental procurar o seu médico de medicina geral e familiar para garantir uma avaliação e acompanhamento contínuo desta doença”. A altura ideal para avaliação de potenciais impactos e necessidades de tratamento ou reabilitação é “entre as 6 a 8 semanas após a infeção aguda ou antes deste período caso exista impacto nas atividades quotidianas”, explica Luís Nogueira.

Atendendo a esta necessidade de avaliação e acompanhamento, a CUF acaba de disponibilizar a Consulta Pós COVID-19, em várias unidades de norte a sul do país – entre as quais o Hospital CUF Viseu. O objetivo desta consulta, que pode ser feita presencialmente ou por teleconsulta, é identificar, de forma precoce, se estão presentes sequelas que podem ser alvo de reabilitação para conseguir uma recuperação total, qualquer que tenha sido a intensidade da doença apresentada inicialmente.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
2
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
3
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
4
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo

Artigos relacionados

FernandoRuas
urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal