A cinco dias das eleições legislativas, a campanha arranca hoje com o secretário-geral socialista a cancelar parte da agenda para acompanhar o furacão nos Açores, enquanto primeiro-ministro, PSD e BE no centro do país e CDS-PP no Porto.
No dia em que a conferência de lideres discute a realização de uma reunião da Comissão Permanente da Assembleia da República sobre o processo de Tancos, no qual um dos 23 acusados pelo Ministério Público é o ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, os partidos com assento parlamentar concentram a campanha, maioritariamente, entre o norte e centro do país, exceto o PS.
António Costa decidiu privilegiar as funções de primeiro-ministro, em detrimento das de secretário-geral socialista, e cancelou parte da agenda para acompanhar os desenvolvimentos do furacão Lorenzo, no arquipélago dos Açores.
No entanto, está previsto um comício do PS, à noite, em Viseu.
Já a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, inicia a campanha com um contacto com a população numa feira, em Vila Nova de Famalicão, e segue para Coimbra, onde visita o Hospital Central dos Covões, participando num comício – que contará com a presença da eurodeputada bloquista Marisa Matias.
O líder social-democrata, Rui Rio, contacta com a população de manhã, em Santa Maria da Feira, visita uma empresa em Águeda, onde almoça com os trabalhadores, e segue para Aveiro para um passeio de moliceiro pela Ria de Aveiro, finalizando com um debate e comício.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, visita a Feira dos Carvalhos e uma empresa, de manhã, em Vila Nova de Gaia.
A dirigente dos centristas segue para o Porto, onde visita o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, e encerra com uma ‘arruada’ pelas ruas da ‘Invicta’.
Já as caravanas da CDU e PAN vão estar espalhadas pela Área Metropolitana de Lisboa.
O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, participa num encontro com trabalhadores, em Almada, almoça com funcionários da Câmara Municipal do Seixal, contacta com a população, na Moita, e finaliza com um comício da coligação, em Setúbal.
O porta-voz do PAN, André Silva, viaja entre Cascais e Lisboa, de manhã, contactando com populares na estação da CP do Cais do Sodré, na capital, e segue para uma visita a uma fábrica, em Sintra.
Em relação aos partidos sem representação parlamentar, o presidente do Chega, André Ventura, participa numa ‘arruada’, em Loures, distrito de Lisboa, e o dirigente do PDR, Marinho e Pinto, contacta com a população em Amarante, distrito do Porto.
A cabeça de lista do Livre por Lisboa, Joacine Katar Moreira, acompanhada pelo mandatário nacional, Rui Tavares, participa numa ação de campanha em Carnaxide (Oeiras), e num debate sobre “consciência negra”, em Lisboa.
O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, visita o mercado de Cascais, de manhã, almoça na “Associação Caboverdeana” e visita o Bairro dos Alfinetes e dos Salgadas, em Lisboa.
Lusa