PS/Viseu acusa líder da concelhia de Moimenta da Beira de “gravíssimas irregularidades”

A Federação Distrital de Viseu do PS anunciou  que apresentou uma participação disciplinar contra o presidente da concelhia de Moimenta da Beira, Alcides Sarmento, por “gravíssimas irregularidades” no processo de escolha do candidato às eleições autárquicas.

Em comunicado, o presidente da Federação Distrital, José Rui Cruz, refere que, “por recato”, não torna públicas essas irregularidades, que motivaram uma participação disciplinar junto da Comissão Federativa de Jurisdição (CFJ).

“Se a responsabilidade disciplinar de tais gravosas condutas serão apreciadas e decididas na mencionada CFJ, já o processo de designação de candidatos, porque político, tem a sua supervisão, estatutariamente, atribuída ao secretariado desta Federação”, justifica.

José Rui Cruz realça que o PS defende “princípios da ética e respeito pelo próximo” e Alcides Sarmento, “na ânsia de satisfazer uma desmedida aspiração pessoal de liderança de uma candidatura ao município de Moimenta da Beira, decidiu adotar uma estratégia violadora dos estatutos e princípios do PS” com a qual a Federação Distrital “não pode compactuar”.

“Na luta política não vale tudo, sendo que as aspirações pessoais não se podem nunca sobrepor ao interesse coletivo do partido e das pessoas de Moimenta da Beira”, sublinha.

O presidente da Federação Distrital de Viseu do PS refere que “o processo de designação dos candidatos autárquicos levado a efeito pela Comissão Política Concelhia enferma de vícios graves de legitimidade e violou claramente o previsto nos estatutos” do partido.

“Alcides Sarmento não foi até ao momento legitimado pelos órgãos federativos para se poder assumir como o candidato oficial do PS à autarquia de Moimenta da Beira”, esclarece.

Neste âmbito, será proposta, “junto dos órgãos distritais do partido, a avocação deste processo de designação de candidatos, para que os vícios de que o mesmo enferma possam ser sanados e, oportunamente, serem anunciados os respetivos candidatos”, acrescenta.

Mas, em comunicado, a concelhia assume Alcides Sarmento como candidato oficial do PS a presidente da Câmara de Moimenta da Beira e, alegando que este foi “alvo de coação e chantagem”, pede “intervenção urgente dos órgãos nacionais” do partido.

A concelhia refere que Alcides Sarmento foi convocado para uma reunião, na sexta-feira, na qual foi “confrontado pelo presidente da Federação com a existência dum eventual inquérito a decorrer na CFJ, supostamente em segredo processual, relativo a um diferendo relacionado com a composição da Mesa da Comissão Política Concelhia” realizada em novembro de 2020.

“O presidente da Federação afirmou-lhe que o inquérito poderia suscitar um qualquer procedimento disciplinar, que deveria ser evitado e ‘tratado internamente sem alarido’, porquanto o tal inquérito ‘desapareceria’ se Alcides Sarmento aceitasse integrar a lista de candidatos à Câmara Municipal de Moimenta da Beira com o ex-presidente da concelhia do PSD de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo”, refere.

Segundo a estrutura partidária, “não restou alternativa a Alcides Sarmento que não a sua rejeição imediata e liminar, manifestando-se indignado e ofendido com a chantagem e coação que despudoradamente, num claro abuso de direito e desrespeito pelos mais elementares princípios éticos, estatutários e legais, o presidente da Federação, co-auxiliado pelos ajudantes Lúcia Araújo Silva e Manuel Videira Lopes, ali fez”.

“Sabendo de antemão que Paulo Figueiredo tem todo um historial de militância e compromisso com o PSD e de combate às candidaturas protagonizadas pelo PS e por José Eduardo Ferreira (atual presidente da Câmara), gerando enormes anticorpos e oposição na estrutura e no eleitorado do PS de Moimenta da Beira, tendo sido rejeitado e preterido como candidato pelo próprio PSD a favor de Jorge Costa, o que motivará o presidente da Federação do PS para sugerir tão controversa opção que conduziria, inexoravelmente, à derrota do PS nas autárquicas de 2021?”, questiona.

O presidente da Federação Distrital de Viseu do PS acusa Alcides Sarmento de “mentir despudoradamente sobre o teor” dessa reunião ocorrida na sexta-feira.

Segundo José Rui Cruz, Alcides Sarmento tentou denegrir a sua imagem e a do partido, “sabendo serem absolutamente falsas e infundadas as acusações” que fez.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia