PS congratula-se com solução para Casa do Douro

Os deputados do PS eleitos por Vila Real, um dos distritos que compõem a Região Demarcada do Douro (RDD), Francisco Rocha e Ascenso Simões, congratulam-se com a solução conjunta do PS, BE, PCP e PEV para restaurar a Casa do Douro como associação pública de inscrição obrigatória.  O projeto foi aprovado hoje em plenário por estes partidos, que já o tinham viabilizado esta semana na Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República.

“Hoje é um dia feliz porque estamos a culminar um processo político longo, que exigiu ponderação, participação diálogo, para alcançar consenso alargado”, afirmou Francisco Rocha depois da aprovação na especialidade, salientando o grande consenso em torno da proposta, não só “com os partidos de esquerda, mas também com o PSD que pela voz dos seus autarcas representados na Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, que “afirmaram e votaram o seu apoio unânime a esta visão estatutária para a nova Casa do Douro”.

O documento anula a inscrição do edifício da sede da Casa do Douro, localizado no município do Peso da Régua, distrito de Vila Real, a favor de qualquer outra entidade.

A Casa do Douro, criada em 1932, viveu durante anos asfixiada com uma dívida ao Estado que atingiu os 160 milhões de euros. Para resolver o problema, o anterior Governo preparou um plano que incluiu uma alteração legislativa, transformando o estatuto de direito público e inscrição obrigatória em associação de direito privado e de inscrição voluntária. A natureza pública da instituição viria a ser extinta em dezembro de 2014, durante o Governo PSD/CDS-PP.

 

Novo estatuto virado para o futuro

“Ao apresentarmos este modelo estatutário pretendemos resolver de forma perene, transparente e participada a solução deixada em forma de herança pelo PSD/CDS, em vésperas de eleições legislativas de 2015, e cuja legitimidade esteve, desde sempre, colocada em causa”, defenderam, lembrando que este estatuto surge depois de já ter sido resolvido no Parlamento, com o apoio decisivo do PS, as questões relativas às dívidas e ao património da ex-Casa do Douro.

Segundo os socialistas, o projeto de lei leva em linha de conta os desafios e oportunidades da RDD, e deve ajudar a resolver ou a mitigar as suas fragilidades e dificuldades.

Os parlamentares registam mesmo que estão criadas as condições para a RDD “apostar e investir mais na Promoção do Produto ‘Vinho do Porto’” e deixam um apelo para que inverta a tendência de quebra na sua comercialização. “Precisa de conquistar novos consumidores, e por fim, nunca deve perder de vista, o apoio e valorização dos seus produtores, promovendo, incessantemente, a sua defesa, a sua representação, a sua formação, a sua inovação, a adaptação a novos desafios de forma a ser assegurada a respetiva sustentabilidade”, concluem.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia