Prolongamento do estado de alerta cancela Baja TT do Pinhal

A Baja TT do Pinhal, agendada para os dias 12 e 13 de setembro, ou seja, este fim-de-semana, foi cancelada. O prolongamento da situação de alerta por risco de incêndio rural determinou a não realização da ronda que marcaria o regresso da actividade no todo-o-terreno depois da suspensão provocada pela pandemia do SARS-COV2.

A organização da Baja TT do Pinhal não teve outra opção e foi forçada a cancelar a prova pontuável para o Europeu e para a Taça do Mundo FIM de Bajas, bem como para o Campeonato de Portugal de TT e para o Campeonato Nacional de TT.

“Fomos surpreendidos com esta decisão tomada de forma unilateral pelo senhor ministro. Fomos informados pela televisão do sucedido. Não entendemos a precipitação da decisão até porque as temperaturas baixaram substancialmente do fim-de-semana passado para agora, reduzindo drasticamente o risco de incêndio. Tínhamos todos os planos de acção preparados, nomeadamente com a Protecção Civil nacional para fazer face a qualquer problema que surgisse. Lamentamos profundamente a decisão tomada quando tínhamos cerca de 90 por cento dos concorrentes, vindos de vários pontos do mundo, para participarem na Baja TT do Pinhal de 2020”, afirmou o presidente da Escuderia Castelo Branco

A edição da Baja TT do Pinhal delineada pela Escuderia Castelo Branco tinha um percurso em que 80 por cento da área já tinha ardido, infelizmente, nos últimos anos.

 

Baja TT do Pinhal realiza-se nos dias 19 e 20 de setembro

A Escuderia Castelo Branco vai avançar para a realização da Baja TT do Pinhal nos dias 19 e 20 de setembro. A solução encontrada foi aceite por entidades envolvidas e recebeu o aval das Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e pela Federação de Motociclismo de Portugal.

Da surpresa vivida com o anúncio de que a Baja TT do Pinhal não se podia realizar nos dias 12 e 13 de setembro, devido ao prolongamento da situação de alerta por risco de incêndio rural, os responsáveis da Escuderia Castelo Branco rapidamente procuraram uma solução que minimizasse os danos causados pelo cancelamento da prova em cima da hora e a competição ainda se realizasse em tempo útil.

Em menos de três horas, foi possível definir que em vez de ser cancelada, a Baja TT do Pinhal foi adiada em uma semana. Assim, em vez de se realizar nos dias 12 e 13 de setembro, vai para as pistas do Pinhal Interior nos dias 19 e 20 de setembro.

“Apesar da surpresa que tivemos, com a decisão do senhor ministro que proibiu a realização da Baja TT do Pinhal já neste fim-de-semana, procurámos uma solução. Encetámos contactos com todas as entidades com poder de decisão e avançámos com uma nova data. Estamos em condições de garantir que, da parte da Escuderia Castelo Branco, a Baja TT do Pinhal se vai realizar uma semana mais tarde, ou seja, nos dias 19 e 20 de setembro”, afirmou o presidente da entidade organizadora, António Sequeira.

A Baja TT do Pinhal vai, assim, ter lugar, com o mesmo formato competitivo que tinha sido apresentado. Ou seja, os automóveis terão como centro operacional a Sertã, enquanto motos, quads e SSV se estabelecem em Vila Velha de Ródão. A competição vai desenrolar-se durante dois dias, com um sector selectivo para cada categoria no sábado. No domingo, os carros competem em mais um sector, enquanto motos, quads e SSV realizam dois sectores selectivos.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
tondela
pexels-boom-12585940
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu