Projetos municipais na Região Centro com reforço de 20 ME

Trinta e cinco novas candidaturas nas áreas da educação, saúde e património foram aprovadas no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Numa nota de imprensa, a CCDRC explica que o Centro 2020 “aprovou 35 novas candidaturas”, que “representam uma comparticipação de fundos europeus de 11,7 milhões de euros, e reforçou o financiamento em 72 candidaturas já anteriormente aprovadas num montante de 8,4 milhões de euros”.

“Estes projetos, enquadrados nos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial celebrados com as comunidades intermunicipais (CIM), são uma resposta do Programa Centro 2020 à necessidade de estimular o investimento público, relevante para a retoma económica e social, tendo em conta o contexto provocado pela pandemia de covid-19”, refere.

A mesma nota adianta que os apoios concedidos têm como destino investimentos em edifícios escolares, centros de saúde e monumentos classificados, “enquanto equipamentos determinantes para qualificar os territórios, dotando-os de infraestruturas que melhoram os serviços à disposição das populações e tornando-os mais atrativos”.

Citada na nota de imprensa, a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, sustenta que “este reforço de dotação dos pactos estabelecidos com as comunidades intermunicipais representa um esforço significativo do Programa Regional do Centro, alocando mais recursos a áreas prioritárias, como a educação, com mais 12 milhões de euros, saúde, com mais 2,2 milhões de euros, ou património cultural e natural, com mais 5,8 milhões de euros”.

“O reforço de financiamento em projetos aprovados de 8,4 milhões de euros significa um contributo para a liquidez dos municípios”, realça Isabel Damasceno.

São beneficiários destes apoios os municípios, as CIM e outras entidades previstas nos pactos.

Na área da educação, o maior apoio aprovado, na ordem dos 2,5 milhões de euros, surge em São Pedro do Sul, distrito de Viseu, para a requalificação da escola secundária.

No âmbito do património destaca-se, no Município de Carregal do Sal, no mesmo distrito, a requalificação e musealização da Casa do Passal, onde viveu o diplomata Aristides de Sousa Mendes (1885-1954) que, enquanto cônsul em Bordéus (França), concedeu mais de 30 mil vistos para salvar a vida de refugiados do nazismo, a maioria judeus, durante a II Guerra Mundial. Esta requalificação tem um apoio aprovado de cerca de um milhão de euros.

Já na saúde, a construção do centro de saúde Fernão de Magalhães, em Coimbra, destaca-se, com um apoio de 1,1 milhões de euros, de acordo com os dados da CCDRC.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada

Artigos relacionados

pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
pexels-jakubzerdzicki-16695381
AM Tondela 30 abril 2024 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME