“Projeto Repara! – A fotografia como método participativo das comunidades ciganas” – 8 de abril às 14h30 (formato online)

A EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza está a desenvolver de 5 a 11 de abril a Semana da Interculturalidade, uma iniciativa que se realiza anualmente desde 2014 com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural, que tenha presente os valores da solidariedade, da não descriminação, igualdade, respeito pela diferença e pela diversidade, de forma a garantir-se uma cidadania mais inclusiva e igualitária. Em 2021 e tendo presente as condicionantes atuais, estão a ser realizadas atividades de norte a sul do país, com a participação e envolvimento de diversos parceiros locais, que em muito casos, assumem a responsabilidade na dinamização e promoção de atividades integradas no calendário da Semana. Este ano, a iniciativa conta mais uma vez com o apoio e parceria do ACM – Alto Comissariado para as Migrações.

No caso concreto do distrito de Viseu estão previstas várias atividades e para assinalar localmente o Dia Internacional das Comunidades Ciganas (8 de abril), o Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal e a Cáritas Diocesana de Viseu estão a organizar a iniciativa “Projeto Repara! – A fotografia como método participativo das comunidades ciganas”. A atividade tem como objetivo a reflexão acerca da intervenção social junto das comunidades ciganas de Viseu com recurso à fotografia como método participativo no processo de inclusão social. A sua realização decorre do Projeto Repara!, financiado pelo Municipio de Viseu, Programa Criar, Viseu Cultura 2020 e implementado em parceria com a Cáritas Diocesana de Viseu. No dia 8 de abril, a partir das 14h30, pretende-se refletir de forma informal sobre a forma como tem decorrido o projeto, a mais-valia de se utilizar este tipo de metodologia, alguns aspetos preliminares sobre o modo como as pessoas das comunidades ciganas aderiram à iniciativa, qual a sua visão acerca da realidade, aspetos mais surpreendentes, entre outras dimensões que permitam perceber o processo de desenvolvimento do Projeto. A atividade decorrerá em formato online, através da plataforma Zoom e as inscrições são gratuitas, podendo ser formalizadas por email para viseu@eapn.pt, com a indicação do nome e entidade.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia