De 10 a 16 de fevereiro, a Escola Básica D. Duarte, de Vil de Soito, pertencente ao Agrupamento de Escolas Viseu Norte, desenvolveu mais uma fase do Projeto Erasmus+. Desta vez, foram recebidas na Cidade Jardim duas delegações de alunos e professores, oriundos de El Casar, Madrid, Espanha, e de Varsóvia, Polónia.
Estes alunos ficaram hospedados nas casas dos alunos da Escola D. Duarte, usufruindo, assim, da oportunidade de experimentar a vida portuguesa, quer gastronómica, quer cultural.
Emoldurados pelas questões relacionadas com o uso das redes sociais, estes alunos, bem como seus parceiros portugueses, participaram em diversos workshops. Dinamizados por convidadas como a Dr.ª Cristina Azevedo Gomes e a Dr.ª Salomé Morais, a Dr.ª Raquel Costa e a Dr.ª Raquel Sequeira, estas ações permitiram a sensibilização, sempre de forma motivadora e lúdica, para a inclusão social e para o uso responsável das novas tecnologias.
A par dos trabalhos realizados, os alunos puderam conhecer a cidade que os acolheu, começando pelos Paços do Concelho, onde foram dignamente recebidos pelo Senhor Vereador da Cultura, Dr. Jorge Sobrado, parceiro prestigiante na construção de memórias e experiências inovadoras. Visitaram também a Casa da Ribeira, a Zona Histórica e vários monumentos e ruas emblemáticas de Viseu e ainda foram conhecer a Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, sede do Agrupamento de Escolas Viseu Norte, onde puderam assistir à apresentação de momentos de música, de poesia e de teatro, promovidos pelos alunos, em inglês e em espanhol.
Concluídas as atividades do amplo programa, todos os alunos intervenientes viram a sua vida ganhar uma perspetiva enriquecida, mais firme, mais otimista, mais solidária e comunitária.
Para o sucesso deste projeto, concorreu a dinâmica consistente e apaixonada da equipa envolvida, a colaboração dos pais (sem os quais não teria sido possível, sequer, a sua execução, na medida em que receberam, nas suas casas, os jovens alunos estrangeiros) e, de forma irrepreensível, de toda a Escola.
Resta desejar que a Escola D. Duarte possa continuar a oferecer aos seus alunos oportunidades privilegiadas de participação em processos de intervenção concertada, com ganhos significativos na esfera educativa, social, cultural e científica, em pleno desenvolvimento da cidadania.
A Equipa do Projeto Erasmus+