Primeiros registos em vídeo do projeto “Aldeias do Conhecimento” divulgados hoje

1455

Os primeiros registos do projeto “Aldeias do Conhecimento”, uma recolha documental de memórias e tradições, que consistem em dois pequenos vídeos das termas do Carvalhal (Castro Daire) e São Pedro do Sul, foram hoje divulgados, anunciou a entidade promotora.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o consórcio Termas Centro indica que a recolha documental começou no distrito de Viseu, nas termas do Carvalhal e de São Pedro do Sul, “estando já disponíveis dois ‘vídeos-trailer’, de poucos minutos, que servem de ‘aperitivo’ para o trabalho final”.

No território das Termas do Carvalhal, “as entrevistas e outros registos audiovisuais privilegiaram os usos da água nas comunidades rurais, desde a exploração da água termal no maciço granítico local, até à água usada para consumo humano, para consumo animal, para regar os campos e como fonte de energia motriz”, refere o comunicado.

Já nas Termas de São Pedro do Sul, o resultado do trabalho de campo da associação cultural Binaural Nodar – que se dedica há mais de quinze anos à etnografia e criação artística sonora e audiovisual e que está a realizar o projeto “Aldeias do Conhecimento” para o Termas Centro – revela “a vivência e as memórias das populações, proprietários hoteleiros e aquistas, numa localidade de matriz rural que há muito recebe visitantes de todo o país, atraídos pelos tratamentos termais e pelos encantos da paisagem, gastronomia regional e património cultural”.

O projeto, que pretende documentar em cerca de 400 registos e pelo menos 20 suportes audiovisuais (entre entrevistas, registos de tradições e de paisagens) as vivências dos habitantes e dos visitantes dos 20 territórios termais que integram o consórcio, foi apresentado em outubro de 2020 para decorrer até 2022, mas está atrasado cerca de três meses, devido ao impacto da pandemia de covid-19.

“A pandemia atrasou-nos bastante, porque nós tínhamos a intenção de recolher testemunhos no último trimestre do ano passado e no primeiro semestre deste ano, a começar em janeiro. E acabámos por não o conseguir. Com as deslocações muito limitadas e com as próprias termas fechadas, acabámos por nos atrasar um bocado”, disse à Lusa Adriano Ramos, coordenador do Termas Centro.

“Mas o objetivo é continuar e concluir [a recolha documental] até final do ano”, observou.

Segundo o responsável do Termas Centro, o projeto tem decorrido de forma muito positiva e tem deixado “muito contentes” quem tem prestado testemunhos.

“As pessoas estão muito contentes de as ouvirmos e partilharem com os outros algumas memórias que tinham, não só das termas, mas também de hábitos locais que de alguma maneira se foram perdendo”, sublinhou Adriano Ramos.

A nota lembra que em cada uma das estâncias termais “são entrevistadas várias pessoas, preferencialmente mais velhas, sendo recolhidas e documentadas as suas memórias sobre o território. Os testemunhos serão posteriormente compilados e publicados num portal específico para o efeito”, resultando, segundo Adriano Ramos, em vídeos de cada um dos 20 territórios e um ‘trailer’ global do projeto no final.

O comunicado adianta que todo o material registado será devidamente catalogado e futuramente será inserido num portal criado para o efeito, intitulado ‘Memória Termas Centro’.

“No portal, todos os registos poderão ser pesquisados, por concelho, temática e outros filtros, ficando igualmente disponíveis num mapa interativo e sendo difundidos através das redes sociais. Com base nas recolhas efetuadas, está prevista a apresentação de uma exposição multimédia itinerante, a criação de um espetáculo contemporâneo em espaços termais e um ciclo de ateliês ‘Viver o Património das Termas Centro’, entre outras vertentes”, frisa o comunicado.

Integram o consórcio 20 estâncias termais da região Centro: Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Termas do Bicanho, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas da Piedade, Termas de Sangemil, Termas de São Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, Termas de Vale da Mó e Termas do Vimeiro.

 

Foto : Binaural