Primeiro dia de 2023 com chuva no continente português

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva por vezes forte no Minho e Douro Litoral a partir da tarde de sábado, estendendo-se a precipitação ao restante território continental no domingo, primeiro dia de 2023.

Na informação divulgada no seu ‘site’ sobre o período da passagem do ano, o IPMA indica que o estado do tempo no continente e nas ilhas será afetado por “uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica”.

“Prevê-se períodos de chuva que poderão ser por vezes fortes no Minho e Douro Litoral a partir do final do dia 31 de dezembro, coincidindo com a passagem de ano, sendo que a precipitação se estenderá ao restante território a partir da manhã do dia 01”, é referido num comunicado sobre o continente.

A chuva deve afetar a região Sul “apenas na tarde do dia 01, passando gradualmente a regime de aguaceiros”, e irá diminuir de intensidade e frequência.

Apesar da chuva, não estão previstos, atualmente, avisos meteorológicos para o fim de semana – os avisos ativos são amarelos (o nível mais baixo) e terminam na manhã de sexta-feira, abrangendo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila real, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra.

Devido à passagem da superfície frontal fria, a previsão é de que o vento aumente de intensidade, predominando de sudoeste.

Deverá registar-se vento forte no litoral oeste e nas terras altas das regiões Norte e Centro, “com rajadas até 70 quilómetros/hora e 90 quilómetros/hora, respetivamente”.

“As temperaturas irão manter-se amenas, com a temperatura máxima a variar entre 14 e 19 graus Celsius e a mínima a variar entre 07 e 14 graus Celsius”, descreve o IPMA.

Há ainda a possibilidade de a agitação marítima “aumentar temporariamente” no domingo, até aos 4,5 metros de altura significativa, a norte do cabo Mondego.

Para a Madeira, o IPMA prevê também precipitação entre sexta-feira e domingo, vento fraco a moderado (soprando por vezes forte nas terras altas) e temperaturas amenas, com máximas de 20 a 22 graus Celsius e mínimas de 17 a 18 graus.

Já nos Açores há uma descida de temperaturas, com as mínimas a rondar os 08/09 graus e as máximas a atingir 14/15 graus.

Na sexta-feira, os grupos Central e Oriental serão os mais atingidos pela chuva associada à passagem da superfície frontal fria e o vento vai soprar muito fresco a forte, com rajadas entre os 70 e 80 quilómetros por hora, tornando-se depois moderado a fresco.

No fim de semana, deverão ocorrer aguaceiros nas nove ilhas. O vento soprará inicialmente fresco a muito fresco (rajadas entre 60 e 70 quilómetros por hora) e passará no domingo a bonançoso a moderado.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia