Presidente da Câmara de Tabuaço diz que cheque-bebé “é um presente” e não medida de fixação

O presidente da Câmara Municipal de Tabuaço disse hoje à agência Lusa que os cheques-bebé entregues pela autarquia, desde 2013, são “mais um presente” para as famílias, porque para fixar pessoas são urgentes as medidas nacionais.

“O cheque é de 1.000 euros para o primeiro filho, 1.500 para o segundo e a partir do terceiro filho são 2.000 euros. Mas é óbvio que as pessoas não têm filhos para receberem o cheque. Isto é mais uma forma de os presentear e contribuir para minorar as despesas”, disse Carlos Carvalho.

Na última semana de janeiro, a autarquia de Tabuaço entregou quatro cheques-bebé, num total de 4.500 euros e, desde 2013, já foram distribuídos pelo executivo 242, para 205 famílias, num total de 277.500 euros.

O cheque, explicou o social-democrata, “tem obrigatoriamente de ser gasto em estabelecimentos do concelho” e, com isto, “acaba por haver uma economia circular, porque todo o valor é reinvestido no concelho” de Tabuaço.

“Ou seja, este cheque-bebé tem um duplo sentido, porque é um entusiasmo para a família e tem a perceção de melhorar aquilo que é o comércio local que, nesta fase de covid, então, está muito mais complicado para os nossos comerciantes”, destacou.

Esta medida municipal “é para ajudar a atenuar os constrangimentos financeiros” e “é mais um incentivo diferenciador numa lógica de migrações mais curtas na região, como existe a das bolsas de estudo para os alunos do ensino superior”.

Tabuaço registou nos últimos Censos uma “baixa muito grande de população” e, nesse sentido, o autarca sublinhou a “necessidade de políticas nacionais para virar o paradigma daquilo que é a falta de investimento que acontece no interior do país há décadas”.

“Nós defendemos que qualquer estratégia para contrariar este êxodo e esta perda acelerada de população não pode ser uma estratégia de âmbito local, até porque nenhum município tem a capacidade de colocar em prática políticas de natalidade e de fixação das pessoas”, disse.

Carlos Carvalho alertou que “não interessa descentralizar secretarias de Estado ou Ministérios, porque isso é uma realidade muito pequena para as reais necessidades” de Tabuaço e, por isso, sugeriu a presença de funcionários de serviços públicos.

“Precisamos de descentralizar funcionários da segurança social, dos tribunais, já que muitos deles estão localizados sempre nos mesmos sítios, como em Lisboa e Porto, e nós aqui temos condições, e estão fechadas, porque não termos pessoas para as utilizar”, apontou.

Com o exemplo, apontou o tribunal, que “é novo, tem 20 anos, e a maior parte dele está fechado”.

Sugeriu, por isso, que “as dezenas de funcionários que devem estar quase “empacotados” nos últimos andares do Campus da Justiça a trabalhar que se fixem em Tabuaço a trabalhar e a fazer vida”.

O autarca admitiu que olha para o futuro “com algum pessimismo, infelizmente, porque, para além da perda da população, a faixa etária de quem está é muito alta e, num horizonte temporal de 10 a 20 anos, ainda menos pessoas” o concelho terá.

“Se não for feito nada agora, se não houver uma aposta clara nesta inversão, vai haver grandes dificuldades na sustentabilidade do território do interior do país e em regiões como a nossa, de Tabuaço”, apontou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia