Preparador físico do Tondela assume que primeiro objetivo é evitar lesões

O preparador físico do Tondela assumiu hoje que esta primeira semana de treinos da I Liga de futebol, após quase dois meses de confinamento, devido à covid-19, tem como principal objetivo evitar lesões.
“O facto de haver a incerteza de quando iria iniciar o campeonato fez-nos mudar várias vezes de plano, mas já estamos na primeira semana de trabalho e o objetivo é muito claro, é evitar as lesões. Esse é o principal objetivo”, assumiu Sérgio Villacampa, no final do segundo dia de treinos.
Em declarações divulgadas pelos canais de comunicação do clube, o preparador físico considerou que “os jogadores conseguiram manter a condição física”, mas não a técnica.
“Não mantiveram todas as ações mais técnicas do futebol como as acelerações, o abrandamento, a velocidade em alta intensidade, embora não seja este o objetivo desta primeira semana”, contou.
Sergio Villacampa adiantou que nesta primeira semana o plano incide num “retorno à atividade de forma continuada, muito progressiva”, e o objetivo passa por fazer um “trabalho contínuo baseado na resistência e um trabalho geral de força”.
“Logo no primeiro treino, os jogadores vinham com uma vontade imensa de estar no relvado, de estar com os colegas, entre aspas, e a verdade é que eles voltaram com muita vontade e é lógico voltar às técnicas do futebol e sentirem cansaço, e têm sentido, mas com uma enorme vontade”, acrescentou o técnico.
Do plano de trabalhos estabelecido pelo clube até o regresso do campeonato da I Liga, no último fim de semana de maio, para as 10 jornadas que faltam para acabar esta época, fazem parte exercícios que “mantenham a progressão nos conteúdos”.
“Vamos tentar colocar mais acelerações ou alta intensidade, mas quem vai decidir isso é o próprio jogador e a forma como ele vai reagir no dia a dia, o ‘feedback’ que nos vai dar, o questionário que vai responder no dia a dia, a própria reação do jogador e o cansaço dele”, assumiu.
Neste sentido, Sergio Villacampa acrescentou que “o que está definido só se vai constatar no dia a dia”, mas, ainda assim, o trabalho vai manter-se “assim nesta semana e na segunda” e, talvez ainda na segunda, e na terceira é que se acrescenta” conteúdo.
Quando a I Liga de futebol foi suspensa, o Tondela, 14.º classificado, com 25 pontos, preparava-se para ir ao Estádio da Luz enfrentar o segundo classificado, Benfica, com 59 pontos.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 260 mil mortos e infetou cerca de 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.089 pessoas das 26.182 confirmadas como infetadas, e há 2.076 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
Académico_de_Viseu
tondela
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia