Preparador físico do Tondela assume que primeiro objetivo é evitar lesões

O preparador físico do Tondela assumiu hoje que esta primeira semana de treinos da I Liga de futebol, após quase dois meses de confinamento, devido à covid-19, tem como principal objetivo evitar lesões.
“O facto de haver a incerteza de quando iria iniciar o campeonato fez-nos mudar várias vezes de plano, mas já estamos na primeira semana de trabalho e o objetivo é muito claro, é evitar as lesões. Esse é o principal objetivo”, assumiu Sérgio Villacampa, no final do segundo dia de treinos.
Em declarações divulgadas pelos canais de comunicação do clube, o preparador físico considerou que “os jogadores conseguiram manter a condição física”, mas não a técnica.
“Não mantiveram todas as ações mais técnicas do futebol como as acelerações, o abrandamento, a velocidade em alta intensidade, embora não seja este o objetivo desta primeira semana”, contou.
Sergio Villacampa adiantou que nesta primeira semana o plano incide num “retorno à atividade de forma continuada, muito progressiva”, e o objetivo passa por fazer um “trabalho contínuo baseado na resistência e um trabalho geral de força”.
“Logo no primeiro treino, os jogadores vinham com uma vontade imensa de estar no relvado, de estar com os colegas, entre aspas, e a verdade é que eles voltaram com muita vontade e é lógico voltar às técnicas do futebol e sentirem cansaço, e têm sentido, mas com uma enorme vontade”, acrescentou o técnico.
Do plano de trabalhos estabelecido pelo clube até o regresso do campeonato da I Liga, no último fim de semana de maio, para as 10 jornadas que faltam para acabar esta época, fazem parte exercícios que “mantenham a progressão nos conteúdos”.
“Vamos tentar colocar mais acelerações ou alta intensidade, mas quem vai decidir isso é o próprio jogador e a forma como ele vai reagir no dia a dia, o ‘feedback’ que nos vai dar, o questionário que vai responder no dia a dia, a própria reação do jogador e o cansaço dele”, assumiu.
Neste sentido, Sergio Villacampa acrescentou que “o que está definido só se vai constatar no dia a dia”, mas, ainda assim, o trabalho vai manter-se “assim nesta semana e na segunda” e, talvez ainda na segunda, e na terceira é que se acrescenta” conteúdo.
Quando a I Liga de futebol foi suspensa, o Tondela, 14.º classificado, com 25 pontos, preparava-se para ir ao Estádio da Luz enfrentar o segundo classificado, Benfica, com 59 pontos.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 260 mil mortos e infetou cerca de 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.089 pessoas das 26.182 confirmadas como infetadas, e há 2.076 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães
Reabertura da Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães | 28 JUN
2
alliance games
Alliance Games em Viseu
3
unnamed
Festival do Solstício de Verão uniu arqueologia, tradição e inovação digital na edição de 2025
4
3da81ca4-60cb-408e-b7b9-adb173f9db97
I Caminhada Solidária New-Lar reuniu mais de 300 participantesem prol dos Bombeiros Voluntários de Vale de Besteiros

Artigos relacionados

1 (8)
1_Cartaz_PR4
Academico
C.D
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
1 (8)
Manhãs no Parque
Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães
Reabertura da Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães | 28 JUN
alliance games
Alliance Games em Viseu
unnamed
Festival do Solstício de Verão uniu arqueologia, tradição e inovação digital na edição de 2025