Portugal falha ‘grand prix’ de judo em 2025 por falta de financiamento – Federação

O presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) assumiu hoje à agência Lusa que o país não vai receber em 2025 o ‘grand prix’ da modalidade, tendo em conta a situação financeira da instituição.

“Nós para o ano tínhamos um ‘grand prix’ e eu já tive o cuidado de dizer que em 99,9% de hipóteses não o vamos realizar, porque aí então era um suicídio para a Federação Portuguesa de Judo”, assumiu Sérgio Pina.

Neste sentido, o presidente da FPJ adiantou à agência Lusa que vão reunir com a Federação Internacional de Judo, “numa primeira fase, deve ser fácil, porque estas entidades também compreendem o momento difícil que a federação [portuguesa] passa”.

O presidente falava no final da cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da FPJ para o quadriénio de 2024/28, em Viseu, sua cidade natal e que acolheu a cerimónia.

“Tem de haver um realismo do tamanho do mundo para não nos deixarmos levar, porque vamos organizar mais um ‘grand prix’, mais um campeonato do mundo. Não temos condições sem que haja um forte apoio por parte de quem nos tutela e esse apoio também não acontece”, acrescentou.

Sérgio Pina disse que a dívida, atualmente, da instituição que lidera deve rondar os 600.007/700.000 euros” e “tem a ver com as provas internacionais que foram contratualizadas” para se realizarem em Portugal.

“E não houve a preocupação de garantir o apoio dos FI, ou seja, o valor que tem de ser pago à federação internacional de judo para ter essa prova e esses valores rondam os 250.000 por cada prova”, justificou.

O ‘grand prix’ aconteceu nos últimos três anos em Portugal, desde 2022, no início do ano, janeiro, fevereiro, sendo que as duas primeiras edições decorreram em Almada, distrito de Setúbal, e este ano, em Odivelas, distrito de Lisboa.

“Havia uma quarta agora em 2025 e, por cada vez que realizamos uma prova destas, temos de pagar à Federação Internacional de Judo 250.000 euros e nós não temos essa capacidade”, reconheceu.

O ‘grand prix’ é a segunda prova mais importante do circuito internacional, logo a seguir ao ‘grand slam’, nas etapas para as provas mundiais e europeias de judo.

Sérgio Pina foi eleito em 12 de outubro com 31 votos, contra 18 de José Mário Cachada e oito da lista liderada pelo ex-presidente federativo Jorge Fernandes, num escrutínio que contou ainda com dois votos nulos. 

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Câmara de Tondela investe 130 mil euros na criação de parque em Lajeosa do Dão
2
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
3
Viseu
Patronos de escolas de Viseu vão ser dados a conhecer às crianças e jovens
4
Rossio Viseu
Câmara de Viseu quer que Governo avance com centro alternativo da proteção civil

Artigos relacionados

os-dois-lutadores-de-judocas-lutando-contra-homens_155003-10219
desporto
desporto
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Câmara de Tondela investe 130 mil euros na criação de parque em Lajeosa do Dão
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
Viseu
Patronos de escolas de Viseu vão ser dados a conhecer às crianças e jovens
Rossio Viseu
Câmara de Viseu quer que Governo avance com centro alternativo da proteção civil