POPULISMOS (3)

Para terminar a serie de artigos sobre o fenómeno do populismo, que iniciamos antes das eleições autárquicas, pretendíamos ter feito um artigo a publicar antes de 01 de Outubro de 2017. Não há como dizer de outra forma: fomos ultrapassados pelos acontecimentos e pelas obrigações profissionais.
Mas seremos fieis à nossa palavra e abordaremos, agora, os populismos que restam.
De um lado, para infelicidade de muitos, vejamos o exemplo do (des)governo nacional. Cavalgando a onda de uma suposta vaga de “terrorismo ambiental”, ignorando as próprias falhas e as lacunas que imprimiram no sistema de protecção civil, com a dança dos boys do costume e acima de tudo, demonstrando desprezo pelos cidadãos portugueses, os nossos governantes passam pelo assunto dos incêndios florestais, como cães por vinha vindimada (perdoe-se o recurso ao ditado popular). Ou então, como crentes de uma Santa Barbara a quem rezam apenas quando troveja. Fazer uma profunda reforma na politica agraria, implementando medidas de rejuvenescimento e fixação de população no interior? Apostar em políticas de aumento de produtividade e apoio aos agricultores? Repensar a estrutura da protecção civil, profissionaliza-la, dar-lhe mais meios técnicos e humanos? Apostar mais na prevenção, do que no combate? Implementar medidas de apoio à silvicultura preventiva? Repensar a reflorestação do país? Diz o povo: “tá quieto que dá trabalho”. Resultado mais de 100 mortos (isto só pensando em Pedrogão Grande e o ultimo fim-de-semana).
A nós, resta-nos a consolação de termos demasiados heróis anónimos, nos nossos bombeiros, sapadores, militares da GNR, elementos de juntas de freguesia ou simples populares. Bem-haja a todos pelo esforço e generosidade.
Terminamos com os muitos candidatos às autarquias locais, deste nosso País. Alguns deles derrotados na noite eleitoral de 1 de Outubro. De pouco lhes valeu a política da repressão, da asfixia democrática, da intimidação, da falsa condição de plenipotenciários da atribuição de pensões e outros subsídios. Mas outros houve que foram eleitos. Mesmo depois de condenados por corrupção, de terem praticas muito pouco claras e ainda menos éticas. Ou depois de fazer o que há muito se condena – prometer o irrealizável. Que dizer? É próprio das democracias haver fenómenos assim. Devemos preocuparmo-nos? Claro que sim. Embora os sinais que vão surgindo, nos digam que cada vez menos, pois começamos a estar todos bem mais esclarecidos.

Carlos Bianchi
Advogado
Publicado in entre-o-montemuro-e-o-paiva.blogspot.pt

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia