PLANO NACIONAL DAS ARTES VISITA TERMAS

1911

As Termas do Carvalhal receberam, no dia de ontem, dia 2 de março, os alunos do 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire para abordar a temática “As águas da minha terra”. Incluído na Semana das Matérias Rurais e dando cumprimento ao Projeto Cultural de Escola, integrado no Plano Nacional das Artes, este primeiro dia permitiu estabelecer um contacto mais próximo às águas do concelho, quer seja um conhecimento mais aprofundado das características e potencialidades do Rio Paiva bem como uma experiência termal, contactando com as águas termais e possibilitando o conhecimento das suas características e indicações terapêuticas, experienciando um tratamento termal.
As Termas do Centro, no qual se enquadram as Termas do Carvalhal, apresentaram a mascote Super Termas e de forma lúdica proporcionaram às crianças a realização de atividades artísticas, dando ênfase à promoção da saúde e bem-estar.
Ter o Rio Paiva como o curso de água comum a Castro Daire e Arouca foi o mote para receber, com enorme satisfação, duas turmas, de Alvarenga e Canelas, permitindo que os alunos pudessem ter um conhecimento mais aprofundado deste recurso endógeno e das matérias existentes no território de Castro Daire.
Este é mais um exemplo de positividade do trabalho em rede evidenciando resultados interessantes e valorizando o nosso património. Iniciou-se ainda um trabalho de conhecimento das Artes e Ofícios antigos, dando vida ao barro pela mão do artesão Prof. Jorge Ferreira.
É com a certeza de que as parcerias são uma mais-valia que endereçamos um bem-haja ao Agrupamento de Escolas de Castro Daire, à ADRIMAG, ao Geoparque de Arouca, ao Prof. Paulo Marcelino e ao Gaspar e Maria da CIM Viseu Dão Lafões.